Wagner: “a rejeição ao PT não é eterna”

O senador Jaques Wagner (PT-BA) analisou o cenário eleitoral de 2022 e afirmou que apesar da rejeição dos eleitores ao Partido dos Trabalhadores, esse fenômeno não é eterno e acredita que o PT pode vencer a disputa contra o presidente Jair Bolsonaro.

“Ela (rejeição) vem diminuindo por pessoas que constatam que foi um equívoco apostar em um antipetismo mesmo votando no que está acontecendo no Brasil. Naquele segundo turno, era a tentativa dessas pessoas sonharem com a matriz dessa pergunta: “É melhor apoiar o outro, porque aí a gente mata o PT e ele desaparece em 2022″. Não funciona assim. O PT tem raízes e contribuições. E é claro que tem erros. A gente nasceu há 41 anos com pessoas que não tinham ainda experiência em governo. E ganhamos a Presidência da República quatro vezes. Eu creio, mas não tenho bola de cristal, que ganharemos a quinta”, disse na Folha.

Sobre o perfil de candidato, o líder baiano ressaltou que ainda não existe um consenso dentro do PT e citou o vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, como um agente de ‘isolamento do PT’.

“Se o Lula recuperar seu direito político, tenho de saber dele. Se ele estiver com vontade, acho que tem, dentro do PT ele seria natural. Se ele não recuperar, que eu espero que não aconteça, ou achar que é melhor ter outro nome, aí tem o Haddad. O Rui Costa, da Bahia, é um nome. E os governadores do Ceará e do Piauí também. Como há nomes em outros partidos. É óbvio que o nome do Flávio Dino (PC do B), como governador do Maranhão, é sempre um que circula. O Ciro Gomes (PDT), evidentemente, está colocado, mas ele está fazendo uma política de isolamento do PT, então, não vejo como prosperar”

Apesar do ex-presidente Lula ter rechaçado em entrevista ao UOL a formação de uma frente ampla em 2022, Jaques disse que o partido não descartou essa hipótese.

“Eu nunca digo não quando estou tentando construir uma aliança. Então, prefiro dizer: ‘Vamos ver quem se apresenta’.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.