Presidente do Haiti é morto na própria casa

Foto: VALERIE BAERISWYL / AFP

Na madrugada desta quarta-feira, 7, primeiro-ministro do Haiti, Claude Joseph, anunciou que o presidente Jovenel Moïse foi assassinado. De acordo com o premier haitiano, um grupo de homens armados invadiu a residência oficial no bairro de Pelerin, em Porto Príncipe, e dispararam contra o presidente e a primeira-dama, Martine, que sobreviveu.

Apesar de afirmar que está no comando do Haiti, Joseph também disse que a polícia e o Exército devem manter a ordem naquele país. O assassinato do presidente aprofunda a crise política que assola o Haiti nos últimos seis meses. A população haitiana presenciou Moïse declarar que iria se manter no presidência e que o seu mandato de cinco anos acabaria somente no próximo ano.

A violência brutal no país vitimou 20 pessoas após um atentado na semana passada em Porto Príncipe, capital do Haiti e líderes da oposição foram mortos no ataque. No que diz respeito a Pandemia, o governo haitiano não imunizou nenhum dos 11,26 milhões de habitantes contra a Covid-19.

Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 95 facções armadas controlam os principais territórios de Porto Príncipe. “Essas gangues estão cada vez mais envolvidas em batalhas armadas pelo controle do território, afetando a vida de cerca de 1,5 milhão de pessoas”, afirma o documento.

Cláudia Beatriz:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.