Menu

Lula fala sobre os ataques de pré-candidato da terceira via

O ex-presidente Lula (PT) concedeu entrevista coletiva no início da tarde desta sexta, 8, e falou sobre os ataques do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), um dos pré-candidatos da chamada terceira via nas eleições de 2022. Líder nas pesquisas, o petista declarou que considera críticas dos seus adversários como normais e ressaltou que Ciro precisa continuar […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

O ex-presidente Lula (PT) concedeu entrevista coletiva no início da tarde desta sexta, 8, e falou sobre os ataques do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), um dos pré-candidatos da chamada terceira via nas eleições de 2022.

Líder nas pesquisas, o petista declarou que considera críticas dos seus adversários como normais e ressaltou que Ciro precisa continuar com essa postura caso queira ter voto para chegar ao 2° turno das eleições presidenciais.

“Quando o Ciro Gomes faz crítica a mim, eu acho normal porque se ele quiser disputar as eleições pra ganhar, ele vai ter que criticar Bolsonaro e criticar a mim, porque se não ele não vai a lugar nenhum. Então durante toda a campanha não vou responder as ilações que ele faz a mim”.

Durante sua fala, Lula lembrou que Ciro Gomes foi um ‘parceiro’ que lhe ajudou como ministro da Integração Nacional no primeiro governo petista e que trata a situação atual do pedetista com muita ‘delicadeza e respeito’. Sobre as vaias direcionadas ao pré-candidato do PDT na avenida Paulista, Lula disse que isso faz parte da democracia.

“Só não foi vaiado neste País quem nunca subiu ao palanque. Eu já fui vaiado muitas vezes e nós temos que gostar da vaia da mesma forma que gostamos do aplauso. Então você não pode fazer uma procissão e achar que isso é ruim, é democrático também”, analisou.

“Ciro tem que saber o que ele falou pra mexer com aquelas pessoas que estavam lá, ele deve ter falado alguma coisa que as pessoas não gostaram. Ao invés de ficar preocupado com quem vaiou, se preocupe com o que o Ciro falou na semana anterior”, completou.

Assista a entrevista completa na íntegra!

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

dcruz

10/10/2021 - 10h10

Lula demonstrou mais uma vez a distância que o separa dos outros candidatos. Sua humildade é o sentimento característico de um verdadeiro líder, um estadista em toda extensão do termo. Não demonstra um pingo de ódio em suas declarações, compreende a posição de seu adversário e de quebra ainda dá a ele uma lição de humanismo e democracia quando o convida a meditar sobre o que fez de errado para receber as vaias. Um sábio, o Lula.

Patrice L

09/10/2021 - 15h05

Que feio, Redação, editar de modo a ocultar no título…

Paulo

09/10/2021 - 12h19

Lula detesta que exponham o que ele, Dilma e séquito fizeram de 2002 a 2016. Lembra até o Zé Dirceu rechaçando, cheio de empáfia, a “ilação” que fizeram sobre a morte de Celso Daniel e o envolvimento petista, na ocasião. Aliás, o próprio Zé de Cuba, quando Lula assumiu, em 2002, foi enfático, a respeito de malfeitos: “a corrupção graúda acabou”. E disse isso já engatilhando o “Mensalão”, rsrs…A moral petista equivale a de Stálin, Lênin, Mao, Hitler, Mussolini…

    Nilson

    10/10/2021 - 07h23

    Sua empáfia esta carregada de certeza cirista! Um pulha que fala imputando culpas!!

    Nilson

    10/10/2021 - 07h29

    Edson luiz, vc fala demais e sabe de menos. Se posta de inteligente, mas parece a terceira via da politica brasileira, que nao tem voto, não tem moral e posa de certinha e atuante. Muito pior do que o 171 propalado pela voz da sua ignorância.vtc…

Ivan Lima

09/10/2021 - 11h07

Isso parece título da Folha de S. Paulo. Por que não escrever Ciro Gomes na manchete ao invés de “candidato da terceira via”? De toda forma, o ex-presidente está certo em não responder o Ciro 6%. Um traidor que vomita acusações sem provas, tal qual a direita ogra tradicional. Deveria trazer o debate para o campo das propostas. O Brasil ganharia.

Alexandre Neres

09/10/2021 - 10h25

Ao meu caro Marco Vitis: os cães ladram e a caravana passa.

Sergio Furtado Cabreira

09/10/2021 - 06h33

“Senta-te tranquilo à soleira da porta da tua casa, e verás passar o féretro do teu pior inimigo”!
Ditado Árabe milenar que orienta sábios e idiotas a se comportarem em sociedade!
O idiota atira pedras…

EdsonLuiz.

09/10/2021 - 03h51

Leiam as respostas abaixo e vejam do que um petista é capaz de acusar quem mostra quem é Lula! Já atingiram com suas bobagens insanas até a Marina Silva, e bem covardemente, o que não fazem a outros?

Sinceramente? Eu identifiquei três ou quatro repostadores de esquerda por todo o tempo, mais ou menos um ano, que eu reposto aqui, que é de fato o único lugar onde reposto, afora umas quatro respostas que escrevi no ‘portal disparada.com.br’. Aliás, aqui é o único lugar onde de fato eu uso internet.

Desses três ou quatro repostadores de ‘ocafezinho’ que eu percebi como realmente posicionados como de esquerda, um deve ser do PSOL e um deve ser do PT. Dois outros são petistas com certeza! A assiduidade deles aqui em ‘ocafezinho.com’ é pequena, sendo um deles um pouquinho mais assíduo e os outros só postando pontualmente.

Percebi o posicionamento deles como efetivamente de esquerda porque têm cultura política. Um deles possui uma maior cultura política, outros três possuem alguma cultura, mas o fato é que possuem cultura política mesmo, não uma cultura de folhetim ou doutrinada nos péssimos blogues sujos que se dizem de esquerda, essas TELAS171.

Esses ativistas políticos realmente de esquerda, percebe-se, conhecem com propriedade as categorias políticas e definem os conceitos políticos com conhecimento. Devido a isso, não confundem as coisas, nem cometem impropriedades conceituais. Outra coisa ė que eles sabem exatamente quando se está discutindo e questionando partidos e pessoas públicas e quando a posição é apenas agressão pessoal. Também não distorcem, não inventam nem cultuam ídolos, seja em política ou qualquer outra área. O verdadeiro ativista de esquerda é assim mesmo, não é nacionalista, não é ufanista, nem cultua Mitos.

Você não veria nunca um militante de esquerda acusando Ciro Gomes, por exemplo, de procurar por agressões ao criticar alguém. Um militante de esquerda avaliaria a crítica feita por Ciro Gomes e, se discordasse, responderia argumentativamente a Ciro Gomes, observando as diferenças de posição.

Mas, aqui para nós, três ou quatro de esquerda realmente preparados, dentre vários que se dizem de esquerda, é muito pouco. Do restante todo, alguns, e os mais assíduos, chegam a ser doidivanas, do mesmo modo como tem muito doidivanas nos blogues sujos onde decoram suas ‘falas política’ e seus impropérios vazios ou ufanistas. De lá, de suas TELAS171, chegam aqui e repetem o que decoraram.

Voltando aos ativistas contados nos dedos que realmente possuem cultura política de esquerda mais bem elaborada – e a eles minha admiração – dentre esses, tem petistas. Para vermos: tem esquerda no PT, embora o PT não seja um partido de esquerda.

No PT tem muito fisiologismo, representado por ex-operários que ascenderam socialmente usando a política e agora compõem uma aristocracia de corte fisiológico. Esses novos aristocratas têm como indumentária abotoaduras de grife, fumam charutos caros e tomam bons vinhos. O dinheiro para pagar as contas? Sai do nosso bolso! Outro grupo numeroso dentro do PT é de populistas de inspiração nacionalista e corte latinoamericano. Mais atrasados, impossível.

É triste ver um partido que na sua origem veio para ocupar o espaço dos pelegos do velho PTB anterior ao golpe de 1964 ser transformado no que o PT se transformou. Vejam no que esses oportunistas, junto com Lula, transformaram a boa promessa que era o PT. Agora a política deles é uma corrida cega para dar beijo de língua em corruptos e participar da corrupção. Quem denunciar! Eles chamam de moralistas, sem conhecerem os significados da palavra moralista, e com isso se entregando como corruptos que são mesmo e dando um tiro no próprio pé.

O PT pós Lula tem chance de retomar sua proposta original e, provavelmente em fusão com o PSOL, para juntar massa crítica e equilibrar forças contra os populistas e aristocratas petistas, os que realmente são de esquerda podem retomar mais à frente a construção original do PT.

Se acontecer assim, todo o trabalho e inspiração para o surgimento do PT não se perderá. O PT original, refundado com o mesmo ou com outro nome, poderá de fato vir a ser o partido político de esquerda expressivo que o Brasil não possui e que precisa. Se não acontecer assim, a esperança de um partido de esquerda no Brasil será mesmo o PSOL se construindo sozinho e devagar, como vem fazendo. E eu vou torcer muito para populistas e carreirista não assumirem a maioria no PSOL e fazerem com o PSOL o mesmo que fizeram com o PT.

É importante termos no Brasil o espectro político completo e bem definido, o que não temos agora. No Brasil atual tem o PSOL se construindo como o partido de esquerda e tem o Novo se construindo como o partido de direita, mas neste ano esses dois partidos começaram a apresentar conflitos internos de identidade e deverão se ocupar internamente para não terem descaracterizados seus projetos. Ao centro existe o Partido Cidadania23, um partido arejado, experiente, por contar com a experiência e preparo político do velho PCB, sua origem, moderno e posicionado na centro-esquerda. Como todo partido posicionado ao centro, o Cidadania23 não estreita posição à centro-esquerda, ficando aberto a certas políticas de todo o espectro, de esquerda, de direita e principalmente a propostas de centro-direita. Ao Oartido Cidadania23 será quase natural se juntarem, mais à frente, o Rede e o PV, além de social-democratas que hoje estão no PDT, no PSB, no PCdoB e alguns no PSDB e uns poucos em outros partidos, inclusive em partidos de aluguel, que vocês vivem localizando no espectro mas eu acho que a localização é imprópria, melhor chamar esses partidos vagabundos de centrão mesmo ou arrumar outro nome para eles.

Vamos assumir que nosso espectro político no Brasil é vazio, assim como nossa cultura política, e vamos desejar que o espectro se forme por completo, expressivo e bem definido. O Brasil precisa de boa política e de bons políticos.

Jorge Juca

09/10/2021 - 02h10

Aliás, outro detalhe: essa turma de 247 e DCM, todos ex-jornalistas de Veja e Globo. Foi na imprensa de direita mais bandida que o PT foi buscar seus assassinos de reputação. As vítimas são muitas: Marina Silva, Heloísa Helena, José Eduardo Cardozo, Joaquim Barbosa (que fez muita bosta, mas as matérias do 247 a respeito dele – chegou a ter sequências de fotos imitando um macaco, eu vi muito bem e lembro). Poderia citar dezenas. Difamação cometida dessa forma organizada, profissional, é muito mais grave ainda do que difamação de fofoqueiro.

Jorge Juca

09/10/2021 - 01h52

Só um detalhe, Ciro foi vaiado enquanto pregava a união, pelo impeachment de Bolsonaro. Veja a qual valor os petistas se opuseram, a unidade do campo progressista – e veja claramente quem não deseja o impeachment de Bolsonaro. Estão usando essa história para tentar frear o crescimento de Ciro nas pesquisas, mas na verdade essa história da vaia – e da agressão – arrancou a máscara do PT.

Jorge Juca

09/10/2021 - 01h47

Que bonitinho, como Lula é bonzinho, não vai responder aos ataques – enquanto bota as composteiras 247 e DCM para assassinar a reputação de todos os seus adversários. Tá na hora do povo brasileiro entender que Lula é um cara falso. Precisamos colocar o rótulo de Falsiano em Lula, é o que ele merece.

Emanuel

08/10/2021 - 22h03

Miguel, esse pré-candidato tem nome? Miguel, você dorme em paz? Sua consciência está tranquila? Miguel, você gostaria que teus filhos seguissem seu exemplo? Você acha que vale a pena?

EdsonLuiz.

08/10/2021 - 17h13

Por que você não processa Ciro Gomes, Lula?

Lula, você declarou que “…durante toda a campanha…” você não vai responder “as ilações” que Ciro Gomes faz a você?

São ilações o que Ciro Gomes fala sobre você, Lula?

O que Ciro Gomes fala com todas as letras sobre você em relação a corrupção, é ilação? Ė ilação?

Ser associado a corrupção é uma acusação muito séria, Lula. Se Antônio Palocci associasse você a corrupção o que você faria contra Antônio Palocci? Se os Odebrecht associassem você a corrupção o que você faria contra os Odebrecht? Se Léo Pinheiro associasse você a corrupção o que você faria contra Léo Pinheiro? Mandaria jagunços políticos atacarem os acusadores? Ficaria calado? Se articularia para, mesmo tendo contenda com alguns deles, encontrarem juntos uma forma de não serem devidamente punidos?

Ou você processaria todos os que acusassem você de associação a corrupção?

Você não acha que ser associado a corrupção é uma coisa muito grave, Lula?
Você processaria esses denunciantes?

Ciro Gomes, na minha opinião tardiamente, mas ainda a tempo, está denunciando a associação de seu nome com corrupção. Você está dizendo que é ilação de Ciro Gomes. Mas se você acha que é ilação e não faz nada, um seguidor seu se comporta como gado e se acovarda se não reclama por você não se defender, Lula.

Um seu seguidor também pode fazer outras duas coisas. Uma coisa que um seu seguidor pode fazer é entender que no PT e em puxadinhos do PT a corrupção é coisa aceita como normal. Outra coisa que um seguidor seu pode fazer é ficar indignado e entender sua falta de reação como uma confissão de que você está mesmo associado a corrupção.

Aliás, Lula, você já leu o livro ‘A organização: a Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo’, da jornalista Malu Gaspar, mais uma dentre as várias jornalistas esplêndidas que nós temos no Brasil?

Ou a jornalista Malu Gaspar documentou a pesquisa que fez e o livro dela é inatacável, exemplo de jornalismo de qualidade e só é possível elogiar o livro e uma jornalista que produz um trabalho assim, permitindo que a parte da sociedade que prefere a verdade tomem conhecimento da verdade de gente como você por livros bem documentados como o da Malu Gaspar e não pelas narrativas fraudulentas que os blogues sujos do bolsonarismo, do petismo e outros blogues sujos espalham;

Ou a jornalista Malu Gaspar fez ilações sérias sobre você no livro, atingiu sua honra, sua honestidade, sua integridade e a de muitos, Lula, e a sua única opção, por respeito ao eleitor e pela sua honra, seria processar a jornalista Malu Gaspar.

Por que você não processa a jornalista Malu Gaspar, Lula?
Por que você não processa o médico, ex-petista, Antônio Palocci, Lula?
Por que você não processa o empreiteiro Odebrecht, Lula?
Por que você não processa o empreiteiro Léo Pinheiro, Lula?

Por que você não processa Ciro Gomes, Lula?

Alexandre Neres

08/10/2021 - 17h06

Lula está mais que certo.

Precisamos deixar Ciro pra lá. Ciro costeou o alambrado de 2018 para cá, não é mais do nosso campo.

Fico triste por causa da história do PDT.

Pra nós da esquerda, é ruim porque ficamos cada vez mais isolados e necessitados de coalizões mais amplas.

Tirando as honrosas exceções, os ciristas do blogue não são de centro-esquerda, é só dar uma olhada em sua retórica moralista. Atacam Lula o tempo todo, mal abordam Bolsonaro, em pleno desgoverno genocida. Acho que quando o fazem é só para disfarçar. Nutrem uma obsessão tal por Lula que só Freud explica.

Isso para não falar nos que aderiram a Ciro por oportunismo e pela falta de candidato, pois são liberal-conservadores, que enaltecem Míriam Leitão, Moro e Guedes. Inda têm a pachorra de se autoproclamarem progressistas. Definitivamente não dá! Não são interlocutores com o mínimo de credibilidade, são crentes acríticos de savonarolas parecidos com bonecos de ventríloquo.

É PT, PSOL, PCdoB e um ou outro conservador mais lúcido como Claudio Lembo que vezenquando aparece por aí, o resto são aqueles que antevendo que Lula será eleito irão se aproximar a pouco e pouco como sói acontecer nesses casos.

Marco Vitis

08/10/2021 - 16h59

Lula tem todo o direito de não responder às críticas que recebe. Mas NÃO são “ilações”. No caso de Ciro, são críticas fundamentadas em FATOS.
Mas esse esperto comportamento furtivo de Lula tem prazo de validade. Ou Lula vai imitar Bolsonaro e fugir dos debates ???


Leia mais

Recentes

Recentes