Menu

Lula dispara para 40% em pesquisa presencial

O Paraná Pesquisas publicou agora a pouco sua primeira pesquisa presidencial de 2022 onde confirma a solidez eleitoral da candidatura do ex-presidente Lula (PT) na disputa pelo Palácio do Planalto. Vale ressaltar que desta vez, o instituto fez um levantamento presencial para dar mais confiabilidade nos resultados. A pesquisa foi feita entre os dias 27 […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

O Paraná Pesquisas publicou agora a pouco sua primeira pesquisa presidencial de 2022 onde confirma a solidez eleitoral da candidatura do ex-presidente Lula (PT) na disputa pelo Palácio do Planalto.

Vale ressaltar que desta vez, o instituto fez um levantamento presencial para dar mais confiabilidade nos resultados. A pesquisa foi feita entre os dias 27 de janeiro e 1° de fevereiro de 2022 e ouviu 2020 eleitores, a margem de erro é de 2,2% e o nível de confiança é de 95%.

Na espontânea, Lula aparece com seus 26% das intenções de voto contra 21% de Jair Bolsonaro. Na terceira via, Moro registra 2,7% e Ciro Gomes na quarta colocação com 1,8%. O tucano João Doria (PSDB-SP) não chega a 1%. Por outro lado, o índice de entrevistados que ainda não sabe é de 37,8%.

Fonte: Paraná Pesquisas

É na estimulada onde Lula dispara e se mantém firme na liderança. O líder progressista alcança 40,1% dos votos ante os 29,1% registrados por Bolsonaro. O ex-juiz Sérgio Moro vai a 10,1% e Ciro Gomes fica com apenas 5,6% dos votos. Já os outros candidatos somados não chegam a 5% das menções.

Fonte: Paraná Pesquisas

No comparativo com o último levantamento de 2021 feito Paraná Pesquisas e divulgado em novembro, Lula cresce 5,2% enquanto Bolsonaro praticamente se manteve. Moro oscilou menos de 1 ponto e Ciro Gomes perdeu 0,5%.

Fonte: Paraná Pesquisas

Em um cenário mais enxuto, com apenas quatro concorrentes, o ex-presidente Lula vai a 41% enquanto Bolsonaro registra 29,6%, Moro com 10,6%, Ciro com 5,8% e João Doria com apenas 2,5%. Não sabe, 3% e Nenhum 7,5%. Neste cenário, Lula também cresceu 6% em comparação com a pesquisa de novembro.

Fonte: Paraná Pesquisas
Fonte: Paraná Pesquisas

Outro ponto interessante é que o Paraná Pesquisas perguntou aos entrevistados se o fato do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ocupar a vice de Lula, aumentaria ou diminuiria as chances de votar no líder progressista. Cerca de 70,8% disseram que esse detalhe não alteraria o voto, já 10,6% afirmaram que aumentaria e 13,7% que diminuiria.

Fonte: Paraná Pesquisas

Segundo o registro no Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa custou R$ 126 mil reais e foi paga pelo BGC Liquidez, uma corretora de valores de São Paulo. Confira a nota fiscal!

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Julio

06/02/2022 - 16h45

Esse ladrão do Lula safado roubou o povo brasileiro enganou muitos deveria estar no presídio que é seu lugar..

Joabe Duarte dos Passos

06/02/2022 - 01h12

É só sair na rua em campanha, de preferência na companhia do José Dirceu. Àquele que não sabe de nada!

carlos

03/02/2022 - 10h07

O galinzé tá queimando a rosca , é um miliciano, o lula tá viajando por todo Brasil, esses dias ele veio aqui em Recife foi na praia dr Boa viaje, agora tu é teu vagabundo não podem sair não aonde vai e vaiado.

Zulu

02/02/2022 - 23h47

Alguém tem notícias sobre as palestras de Lula…faz 2 anos que saiu da cadeia e nada…?

A Odebrecht não está contratando ele mais par dar palestras…?

Galinzé

02/02/2022 - 22h10

Bora passear na rua Lula, os brasileiros te aguardam ansiosos…

Tiago Silva

02/02/2022 - 20h11

Parece que o PT busca risco desnecessário, pois tomando em consideração que essa pesquisa seja séria, a pesquisa espontânea há pouca diferença entre Lula (26%) e Bolsonaro (21,7%).

Combinando isso com a pesquisa sobre a aceitação do Golpista Alckimin como vice… parece-me que aumenta em muito a chance de Lula perder votos (mesmo que para nulos) já que os que consideram que diminuiria a chance de votar no Lula com o Picolé de Chuchu (13,7%) geralmente são eleitores mais ideológicos e que se enquadrariam mais como voto espontâneo… enquanto os que falam que aumentaria essa associação com o Picolé de Chuchu tende a serem votos circunstanciais e voláteis que podem mudar com mais facilidade com o início da propaganda eleitoral. Sendo assim, Lula tende a perder 4 % de votos dos 40% (e esses seriam de sua “base fiel” ideologizada de classe média) e ainda poderia perder votos circunstanciais a depender da propaganda política explorar essa incoerência do PT.

A depender do vice do Ciro, pode-se possibilitar um crescimento de votos (principalmente na classe média), mas com um teto enquanto a linguagem de Ciro estiver tão mimetizada ao Bolsonaro, mesmo não conseguindo alcançar os extratos mais humildes (que as falas de Lula e Bolsonaro chegam, apesar que Bolsonaro está mal quisto nessa parcela mais humilde devido ser esta parcela que mais sofre com a continuação dessa política Neoliberalóide).

Moro está em uma encruzilhada: ou diminui de vez com seu outro teto de vidro no escândalo da Consultoria dos EUA… ou pode aumentar se conseguir ser mais radical que Bolsonaro e conseguir fluir radicais (ideológicos e neopentecostais) de Bolsonaro para seu campo. Porém, também tem teto tanto na falta de capacidade de comunicação com as massas e que Bolsonaro tem um público fiel que não parece desistir do Minto.

Tony

02/02/2022 - 19h54

Ainda aguardamos o dia em que Lula entrará em um ônibus ou avião do nada para fazer uma pesquisa de verdade.

Lula não será candidato a nada pois não é idiota de acreditar em pesquisas.


Leia mais

Recentes

Recentes