Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Lula dispara para 40% em pesquisa presencial

Por Gabriel Barbosa

02 de fevereiro de 2022 : 16h29

O Paraná Pesquisas publicou agora a pouco sua primeira pesquisa presidencial de 2022 onde confirma a solidez eleitoral da candidatura do ex-presidente Lula (PT) na disputa pelo Palácio do Planalto.

Vale ressaltar que desta vez, o instituto fez um levantamento presencial para dar mais confiabilidade nos resultados. A pesquisa foi feita entre os dias 27 de janeiro e 1° de fevereiro de 2022 e ouviu 2020 eleitores, a margem de erro é de 2,2% e o nível de confiança é de 95%.

Na espontânea, Lula aparece com seus 26% das intenções de voto contra 21% de Jair Bolsonaro. Na terceira via, Moro registra 2,7% e Ciro Gomes na quarta colocação com 1,8%. O tucano João Doria (PSDB-SP) não chega a 1%. Por outro lado, o índice de entrevistados que ainda não sabe é de 37,8%.

Fonte: Paraná Pesquisas

É na estimulada onde Lula dispara e se mantém firme na liderança. O líder progressista alcança 40,1% dos votos ante os 29,1% registrados por Bolsonaro. O ex-juiz Sérgio Moro vai a 10,1% e Ciro Gomes fica com apenas 5,6% dos votos. Já os outros candidatos somados não chegam a 5% das menções.

Fonte: Paraná Pesquisas

No comparativo com o último levantamento de 2021 feito Paraná Pesquisas e divulgado em novembro, Lula cresce 5,2% enquanto Bolsonaro praticamente se manteve. Moro oscilou menos de 1 ponto e Ciro Gomes perdeu 0,5%.

Fonte: Paraná Pesquisas

Em um cenário mais enxuto, com apenas quatro concorrentes, o ex-presidente Lula vai a 41% enquanto Bolsonaro registra 29,6%, Moro com 10,6%, Ciro com 5,8% e João Doria com apenas 2,5%. Não sabe, 3% e Nenhum 7,5%. Neste cenário, Lula também cresceu 6% em comparação com a pesquisa de novembro.

Fonte: Paraná Pesquisas
Fonte: Paraná Pesquisas

Outro ponto interessante é que o Paraná Pesquisas perguntou aos entrevistados se o fato do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ocupar a vice de Lula, aumentaria ou diminuiria as chances de votar no líder progressista. Cerca de 70,8% disseram que esse detalhe não alteraria o voto, já 10,6% afirmaram que aumentaria e 13,7% que diminuiria.

Fonte: Paraná Pesquisas

Segundo o registro no Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa custou R$ 126 mil reais e foi paga pelo BGC Liquidez, uma corretora de valores de São Paulo. Confira a nota fiscal!

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

8 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Julio

06 de fevereiro de 2022 às 16h45

Esse ladrão do Lula safado roubou o povo brasileiro enganou muitos deveria estar no presídio que é seu lugar..

Responder

Joabe Duarte dos Passos

06 de fevereiro de 2022 às 01h12

É só sair na rua em campanha, de preferência na companhia do José Dirceu. Àquele que não sabe de nada!

Responder

carlos

03 de fevereiro de 2022 às 10h07

O galinzé tá queimando a rosca , é um miliciano, o lula tá viajando por todo Brasil, esses dias ele veio aqui em Recife foi na praia dr Boa viaje, agora tu é teu vagabundo não podem sair não aonde vai e vaiado.

Responder

Zulu

02 de fevereiro de 2022 às 23h47

Alguém tem notícias sobre as palestras de Lula…faz 2 anos que saiu da cadeia e nada…?

A Odebrecht não está contratando ele mais par dar palestras…?

Responder

Galinzé

02 de fevereiro de 2022 às 22h10

Bora passear na rua Lula, os brasileiros te aguardam ansiosos…

Responder

Tiago Silva

02 de fevereiro de 2022 às 20h11

Parece que o PT busca risco desnecessário, pois tomando em consideração que essa pesquisa seja séria, a pesquisa espontânea há pouca diferença entre Lula (26%) e Bolsonaro (21,7%).

Combinando isso com a pesquisa sobre a aceitação do Golpista Alckimin como vice… parece-me que aumenta em muito a chance de Lula perder votos (mesmo que para nulos) já que os que consideram que diminuiria a chance de votar no Lula com o Picolé de Chuchu (13,7%) geralmente são eleitores mais ideológicos e que se enquadrariam mais como voto espontâneo… enquanto os que falam que aumentaria essa associação com o Picolé de Chuchu tende a serem votos circunstanciais e voláteis que podem mudar com mais facilidade com o início da propaganda eleitoral. Sendo assim, Lula tende a perder 4 % de votos dos 40% (e esses seriam de sua “base fiel” ideologizada de classe média) e ainda poderia perder votos circunstanciais a depender da propaganda política explorar essa incoerência do PT.

A depender do vice do Ciro, pode-se possibilitar um crescimento de votos (principalmente na classe média), mas com um teto enquanto a linguagem de Ciro estiver tão mimetizada ao Bolsonaro, mesmo não conseguindo alcançar os extratos mais humildes (que as falas de Lula e Bolsonaro chegam, apesar que Bolsonaro está mal quisto nessa parcela mais humilde devido ser esta parcela que mais sofre com a continuação dessa política Neoliberalóide).

Moro está em uma encruzilhada: ou diminui de vez com seu outro teto de vidro no escândalo da Consultoria dos EUA… ou pode aumentar se conseguir ser mais radical que Bolsonaro e conseguir fluir radicais (ideológicos e neopentecostais) de Bolsonaro para seu campo. Porém, também tem teto tanto na falta de capacidade de comunicação com as massas e que Bolsonaro tem um público fiel que não parece desistir do Minto.

Responder

Tony

02 de fevereiro de 2022 às 19h54

Ainda aguardamos o dia em que Lula entrará em um ônibus ou avião do nada para fazer uma pesquisa de verdade.

Lula não será candidato a nada pois não é idiota de acreditar em pesquisas.

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Maranhão O Xadrez para Governador do Rio Grande do Sul O Xadrez para Governador da Bahia O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro