Lula dispara para 40% em pesquisa presencial

Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

O Paraná Pesquisas publicou agora a pouco sua primeira pesquisa presidencial de 2022 onde confirma a solidez eleitoral da candidatura do ex-presidente Lula (PT) na disputa pelo Palácio do Planalto.

Vale ressaltar que desta vez, o instituto fez um levantamento presencial para dar mais confiabilidade nos resultados. A pesquisa foi feita entre os dias 27 de janeiro e 1° de fevereiro de 2022 e ouviu 2020 eleitores, a margem de erro é de 2,2% e o nível de confiança é de 95%.

Na espontânea, Lula aparece com seus 26% das intenções de voto contra 21% de Jair Bolsonaro. Na terceira via, Moro registra 2,7% e Ciro Gomes na quarta colocação com 1,8%. O tucano João Doria (PSDB-SP) não chega a 1%. Por outro lado, o índice de entrevistados que ainda não sabe é de 37,8%.

Fonte: Paraná Pesquisas

É na estimulada onde Lula dispara e se mantém firme na liderança. O líder progressista alcança 40,1% dos votos ante os 29,1% registrados por Bolsonaro. O ex-juiz Sérgio Moro vai a 10,1% e Ciro Gomes fica com apenas 5,6% dos votos. Já os outros candidatos somados não chegam a 5% das menções.

Fonte: Paraná Pesquisas

No comparativo com o último levantamento de 2021 feito Paraná Pesquisas e divulgado em novembro, Lula cresce 5,2% enquanto Bolsonaro praticamente se manteve. Moro oscilou menos de 1 ponto e Ciro Gomes perdeu 0,5%.

Fonte: Paraná Pesquisas

Em um cenário mais enxuto, com apenas quatro concorrentes, o ex-presidente Lula vai a 41% enquanto Bolsonaro registra 29,6%, Moro com 10,6%, Ciro com 5,8% e João Doria com apenas 2,5%. Não sabe, 3% e Nenhum 7,5%. Neste cenário, Lula também cresceu 6% em comparação com a pesquisa de novembro.

Fonte: Paraná Pesquisas
Fonte: Paraná Pesquisas

Outro ponto interessante é que o Paraná Pesquisas perguntou aos entrevistados se o fato do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ocupar a vice de Lula, aumentaria ou diminuiria as chances de votar no líder progressista. Cerca de 70,8% disseram que esse detalhe não alteraria o voto, já 10,6% afirmaram que aumentaria e 13,7% que diminuiria.

Fonte: Paraná Pesquisas

Segundo o registro no Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa custou R$ 126 mil reais e foi paga pelo BGC Liquidez, uma corretora de valores de São Paulo. Confira a nota fiscal!

Gabriel Barbosa: Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.