Lula volta a falar em paz mundial

Imagem: Ricardo Stuckert

No primeiro dia de viagem ao México, o ex-presidente Lula (PT) falou novamente sobre o conflito bélico entre Rússia e Ucrânia. Na entrevista concedida La Jornada, o líder progressista falou sobre a necessidade de um ‘mundo de paz’, e a união da América Latina por este objetivo.

“Precisamos trabalhar em um mundo de cooperação, equilíbrio e paz, com instituições internacionais representativas e eficazes. Os problemas ambientais, especialmente o aquecimento global, a pandemia e as desigualdades brutais dentro e entre países, exigem uma profunda reforma da governança global. A América Latina deve estar unida neste esforço por um mundo que quer a paz e não pode mais suportar a guerra”, disse Lula.

Já sobre o Brasil, o ex-presidente não deixou de falar aos mexicanos sobre o desastre do governo Jair Bolsonaro (PL), que empobreceu os brasileiros e é “resultado direto do sentimento antipolítico que as elites, com a ajuda dos setores midiáticos, plantaram no Brasil”.

Lula também revelou ao país latino americano que definirá sobre candidatura ao Palácio do Planalto já neste mês de março.

“Já fui candidato muitas vezes e já fui presidente. Eu nunca me veria como presidente antes das eleições, isso seria um grande erro. Sou um ex-presidente que está avaliando, conversando com muitas pessoas (para decidir) se serei candidato novamente, uma decisão que devo tomar quando voltar do México. Eu tenho uma vantagem e um desafio. Tive muito sucesso como presidente, saí com 87% de aprovação, com o Brasil crescendo 7,5% ao ano e um grande papel no cenário internacional. Tudo isso com democracia, liberdade de imprensa, liberdade de expressão. As pessoas se lembram disso. E meu desafio é voltar, fazer melhor do que já fiz, com toda a experiência e aprendizado que tive ao longo dos anos”.

Cláudia Beatriz:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.