A pré-campanha de Lula-Alckmin e a correção das reformas

Imagem: Ricardo Stuckert

A pré-campanha presidencial da chapa formada pelo ex-presidente Lula e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), já começa a trabalhar na perspectiva de não ruptura das reformas trabalhista, aprovada no governo de Michel Temer (MDB) e em breve, a previdenciária, articulada por Rodrigo Maia (PSDB-RJ) e chancelada pelo Centrão em 2019.

O papel do presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), tem sido de mediar os interesses dos sindicatos (de centro-direita) que representam tanto os trabalhadores quanto os empresários (sindicatos patronais).

Outro papel exercido pelo dirigente sindical (junto com Alckmin) tem sido, nos últimos dias, de acalmar os agentes do mercado financeiro que ficaram surpresos com a divulgação prévia da plataforma econômica da chapa lulista. A estratégia é semelhante a do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), na pré-campanha de Simone Tebet (MDB).

A perspectiva é que a chapa Lula-Alckmin continue investindo numa plataforma de governo liberal-social, sem a ruptura das reformas aprovadas pelo Congresso Nacional. O objetivo é fazer correções para diminuir as distorções, por exemplo, entre o setor público e privado.

Na realidade, as agremiações partidárias que compõem a frente pró-Lula (PSB, Rede, Solidariedade e PV) são favoráveis as reformas econômicas de cunho liberal, iniciadas no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Nos próximos dias, haverá o acerto para a adesão, ao palanque de Lula, dos diretórios do PSDB do Rio de Janeiro e de São Paulo. Já nas próximas semanas, é aguardado o apoio do ex-ministro Gilberto Kassab (PSD). A executiva do PSD pode auxiliar no discurso pró-mercado do ex-presidente Lula.

Esse texto teve a colaboração do sociólogo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

Gabriel Barbosa: Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.