Genial/Quaest: Tarcísio cresce seis pontos e diminui distância para Haddad

Imagens: Divulgação

A pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 8, mostra que o ex-ministro da Infraestrutura e candidato a governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apresentou crescimento de seis pontos percentuais, muito acima da margem de erro.

Segundo o levantamento, Tarcísio saiu de 14% para 20% das intenções de voto e se consolidou na segunda colocação, diminuindo a distância para o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que ainda lidera a disputa com 33% das menções, no caso dele, houve queda de um ponto. O atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) cresceu dois pontos, de 13% para 15%.

“Esse crescimento do Tarcísio aconteceu no eleitorado que vota no Bolsonaro (passou de 34% para 48%). Haddad já atingiu o máximo do voto do Lula, 69%; e Rodrigo cresce dentro da base da 3 via”, observa o cientista político e CEO da Quaest, Felipe Nunes.

Um ponto que chama atenção sobre o pleito paulista é o grau de definição do voto em Tarcísio. Cerca de 71% entre seus eleitores se dizem convictos na escolha. Entre eleitores de Haddad, são 46% que estão decididos sobre o voto no petista. Para o lado de Garcia, 37%.

“O eleitor paulista começou a associar o seu candidato a governador com o nome escolhido para a presidência. No caso do Rodrigo Garcia, houve distanciamento da sua campanha com o eleitorado do ex-governador Dória, que começou a migrar para o Tarcísio de Freitas”, avalia o sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa.

Mas apesar disso, o cientista político Felipe Nunes pondera que “embora a polarização nacional esteja consolidada, a maior parte do eleitorado de SP ainda prefere um governador independente à frente do governo estadual (36%). A demanda por um governador bolsonarista chegou a 31% e a preferência por um governador Lulista (29%)”.

A Genial/Quaest ouviu presencialmente cerca de 2000 eleitores paulistas entre os dias 2 e 5 de setembro. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais.

Gabriel Barbosa: Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.