Denis Bezerra e Elmano de Freitas: A Frente Ampla entre PT e PSB no Ceará

Imagem: Divulgação

O ex-presidente Lula sempre trabalhou com a perspectiva da construção de uma frente ampla ou nova frente liberal, para conquistar uma parcela significativa da classe média tradicional. O primeiro passo foi a composição da seguinte federação partidária PT, PC do B e PV, pois num segundo momento fez aliança, com os seguintes partidos: Avante, PROS e Solidariedade. 

O ex-governador paulista, Geraldo Alckmin, quando fez a sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), com o apoio e  articulação do presidenciável, Lula, no início desse ano, sem dúvida marcava o nascimento da frente ampla, que foi materializada na coligação majoritária entre PT e o PSB, no pleito eleitoral nacional, para presidente da República. 

O deputado federal e presidente estadual do PSB, Denis Bezerra, e o governador eleito petista, o deputado estadual Elmano de Freitas, vão construir o principal núcleo da frente ampla seção cearense, pois é simplesmente a reprodução da lógica nacional, com as peculiaridades locais. Elmano de Freitas somente vai herdar a máquina administrativa de sua antecessora, sem os rearranjos de alianças longínquas do passado recente.  

É preciso reconhecer a necessidade de refazer o novo condomínio político-administrativo do futuro governador Elmano de Freitas (PT), todavia, não é mais a mesma base dos últimos dezesseis anos; e sim um novo recomeço. O começo dessa empreitada pode ser considerado uma aliança nacional entre PT e o PSB, nos mesmos moldes de sua reprodução na política cearense.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é gerente-executivo da Consultoria LCFB 

Gabriel Barbosa: Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.