Menu

Professores da Rede Estadual RJ pedem Socorro!!!

Muito se fala da falta de professores, mas é preciso olhar o problema de perto… Nós, professores da Seeduc, estamos há mais de 8 anos sem reajuste salarial, não recebemos o piso nacional e ainda estamos sem o 1/3 de planejamento respeitado. Diante de tamanha precarização, estamos sendo impelidos a fazer horas-extras (GLPs) para sobreviver […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

Muito se fala da falta de professores, mas é preciso olhar o problema de perto…

Nós, professores da Seeduc, estamos há mais de 8 anos sem reajuste salarial, não recebemos o piso nacional e ainda estamos sem o 1/3 de planejamento respeitado.

Diante de tamanha precarização, estamos sendo impelidos a fazer horas-extras (GLPs) para sobreviver até o limite, e é só por conta disso que a carência na rede não é ainda maior. Para se ter ideia, o piso de um profissional que ingressa na rede hoje é 1300 reais. Um dos piores do Brasil.

Hoje, temos 13.400 professores que fazem 140 mil tempos de GLP, além de 1400 contratados temporariamente. Ainda assim, temos 20.874 aulas sem professor em algum disciplina, em todas as escolas do estado. Como uma alternativa de resolver o problema, após grande luta da categoria, que se uniu em um movimento formado por professores, tivemos uma lei aprovada que possibilita a ampliação da nossa carga horária de 18 para 30 horas. A lei 9364/2021 corrige em parte essa precarização e pode diminuir muito a carência de professores. Todavia, apesar de estar aprovada há mais de um ano, não é implementada pela Seeduc.

Somos mais de 42 mil professores de 18 horas na rede e estamos à beira de um colapso. Os pedidos de exoneração e afastamento por esgotamento físico e emocional são frequentes. Precisamos dar notoriedade aos fatos e pedir apoio para que a Seeduc implemente a migração para 30 horas, valorizando seus profissionais, urgentemente. A carência de professores na rede estadual é fruto do descaso e da má gestão do executivo.

O apelo aqui, é para que se implemente imediatamente a lei que permite a ampliação da nossa jornada para 30 horas, para que o problema seja minimizado já no início do ano letivo de 2023.

A solução só depende de gestão e boa vontade política!!

Professora Cristiane Belga
Movimento Pró-Fessores

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Carlos

09/12/2022 - 18h50

Se vai ser bom para todos o aumento da carga horária, então, deveriam aumentar a carga horária dos professores 30 horas também, mas para 40 h.

Gisele

02/11/2022 - 20h10

Com tudo que já foi posto, ainda teremos que engolir o novo ensino médio nos tirando de algumas séries. É assim que eles pretendem resolver a falta de professores.

Roberto

28/10/2022 - 22h40

Não aguento mais ter que trabalhar como um louco – manhã, tarde e noite- desesperadamente pra conseguir ao menos pagar as contas. E mesmo assim está difícil.

Marcos Dias Vieira

28/10/2022 - 11h54

Sou professor de Geografia e neste momento estou licenciado. Mas me assusta quando, pesquisando em documentos oficiais, chegamos informações surpreendentes.
Somente em Geografia, temos 507 turmas, que desde fevereiro/22 não tiveram aulas de Geografia. Estes dados são de 5/10/2022. São 1.276 aulas semanais de Geografia, que NÃO foram dadas. E a SEEDUC, mesmo após a catástrofe da pandemia não tem, ou se tem não apresenta nenhum plano para essa reposição!! O que falta a SEEDUC fazer a Migração 18 para 30 horas??

Washington

28/10/2022 - 11h08

A situação do professor do Estado do Rio de Janeiro é absurda! O desrespeito é total, visto que além das péssimas condições de trabalho, o Estado não cumpre nem o piso nacional do magistério, que é uma lei, imagine outros compromissos com a educação estadual.


Leia mais

Recentes

Recentes