Menu

Toffoli, o advogado do fascismo

O Brasil virou um dos centros mundiais do neofascismo e entender como chegamos até aqui é fundamental para superarmos essa desgraça. A ausência de punição aos militares que torturaram e mataram na ditadura militar é uma das explicações mais plausíveis para a força do nosso fascismo tropical. Anistiar crimes horrendos não é exatamente a melhor […]

24 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Dias Toffoli votando – ele já se referiu ao golpe de 64 como um "movimento". Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Brasil virou um dos centros mundiais do neofascismo e entender como chegamos até aqui é fundamental para superarmos essa desgraça.

A ausência de punição aos militares que torturaram e mataram na ditadura militar é uma das explicações mais plausíveis para a força do nosso fascismo tropical. Anistiar crimes horrendos não é exatamente a melhor maneira de mostrar à sociedade que aquilo é inaceitável.

O ministro do STF Dias Toffoli pensa diferente. Para ele, punir crimes bárbaros na forma da lei é “ficar preso ao passado”, “ódio” e “vingança”.

Ele falou sobre o tema no encontro do grupo empresarial Lide em Nova York, ao qual compareceram alguns ministros do STF. (Espero que os ministros compareçam também nos próximos congressos das centrais sindicais, para demonstrar sua isenção…)

Os ministros foram acossados por bolsonaristas na frente do hotel em que ocorreu o encontro. Os tucaníssimos Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes foram chamados de comunistas e xingados abundantemente. Como se sabe, estes bolsonaristas defendem a anulação das eleições e o golpe militar.

Diante desse cenário, com seus próprios colegas sendo atacados quase fisicamente por defensores do regime militar, por que raios Toffoli defendeu o perdão dos crimes da ditadura?

Tudo indica que trata-se de uma defesa prévia do criminoso Jair Bolsonaro.

Segundo a Comissão Nacional da Verdade, 434 pessoas morreram ou desapareceram durante a ditadura militar. Jair Bolsonaro multiplicou por mil o horror quando causou a morte de no mínimo 400 mil pessoas ao trabalhar ativamente (palavras de Dráuzio Varella) para espalhar o Coronavírus pelo país.

Um genocídio digno de um Hitler tropical.

Ao se manifestar contrariamente à punição de crimes bárbaros perpetrados por agentes do Estado, Toffoli se coloca como advogado do fascismo. É um indicativo de que haverá resistência graúda à punição de Bolsonaro. Que não se trata de “vingança” ou “ódio”, mas responsabilização na forma da lei – o que deveria ser básico para um ministro da Suprema Corte, não?

Não nos enganemos: esta será uma das batalhas centrais no próximo período. Responsabilizar o genocida Bolsonaro por seus atos será decisivo para o nosso futuro como país.

Assim como serão as nomeações de Lula para o STF. A maioria dos ministros indicados nos governos petistas navegaram entre a pusilanimidade, a inconstitucionalidade e o golpismo desbragado nos recentes momentos dramáticos da política nacional. Reeditar o “republicanismo” inocente dos mandatos passados de Lula e Dilma seria trágico.

O golpismo, o militarismo e o fascismo precisam ser enfrentados com coragem e gana para que tenhamos alguma chance de extirpá-los da vida política brasileira.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Cláudio Fonseca

20/11/2022 - 21h24

Não é a primeira vez que vejo Toffoli apresentar esse tipo de respeito por uma democracia de espaços formais vazios, uma democracia socialmente desqualificada. Vai acabar substituindo Marco Aurélio Mello.

Sanduba

17/11/2022 - 18h26

Que vergonha seu Toffoli, a coluna quando verga, a b*nda aparece!

Edu

17/11/2022 - 13h04

Vamos Miguel !!!! Desinfeta este espaço desses vermes, filhos das putas. Eles só querem fomentar mentiras e desinformação, como sempre.
Mande-os procurar o verdadeiro pai.
Não os cornos que os criaram …

Marcelo Lima Piancó

17/11/2022 - 10h21

Caríssimo companheiro Miguel, eu sei que nós estamos vivendo num país democrata, e agora que o inominável, “vai embora” melhor ainda. Mas, mostrar certos tipos de comentários de algumas antas da extrema direita, aí já é dose prá cavalo. Faça como os sites dcm e 247 não exiba estes comentários sem pé e sem cabeça. Nos poupe

    Paulo

    17/11/2022 - 23h14

    Meu caro Marcelo, o que você pede é censura…Crie vergonha, rapaz!

EdsonLuíz.

17/11/2022 - 09h31

Tenta ser um pouco melhorzinho nas reações, bolsoneres.

A sua fraqueza intelectual não vai melhorar nada por você buscar afirmações positivas para você. O nível de cultura só melhora se você enfrentar os livros e limpar a cabeça de doutrinarismos.

E você buscar incompatibilizar e semear intrigas só o derruba mais ainda de nível e escancara o seu desespero e frustração, que você desconta em mim por inferir que eu tenho você como referência.

Me deixe em paz, perseguidor! A sua questão é sem glória: defender erros técnicos e erros morais de picaretas. Até para se propor a uma tarefa desonrosa dessas a que você se propõe, de defender como gado uma gente técnica e moralmente indefensável, exige preparo e nem preparo para participar dessa desonra você tem, quanto mais para coisas um pouco mais saudáveis.

Quer uma sugestão de coisa mais saudável para fazer do que defender delinquentes que você se esforça tanto para proteger?

Passe a denunciá-los.

▪José Dirceu é corrupto?
-Denuncie José Dirceu!
▪Lula é picareta?
-Denuncie Lula!
▪Um grupo político é incapaz e provoca desastres econômicos?
-Denuncie! Desastres econômicos causam fome e aumentam a miséria!
▪jair bolsonaro é perverso?
-Denuncie jair bolsonaro!
▪A ditadura cubana é autoritária, violenta, antiprogressista e antidemocrática?
-Denuncie!

Você se dispõe a fazer tudo o contrário e ainda persegue implacavelmente quem tem a dignidade de combater essas mazelas.

Me deixe em paz, Alexandre BolsoNeres; já é muito tempo e paciência para aturar sua perseguição e busca de afirmação.

Lidar com você e seus abusos e limitações aqui não me agrada, Alexandre BolsoNeres, mas eu vou continuar denunciando essas mazelas todas. E quantas inversões você plantar aqui, eu vou repor a posição de todas.

Aliás, comece por apresentar seu sobrenome, em vez de usar um pronome indefinido como sobrenome. E para de se comportar como robô e se multiplicar em suas agressões.

Alexandre Neres

17/11/2022 - 08h34

Edson meu caro, pelamor! Tento te ajudar, mas você não se ajuda. Não à toa não é nada apreciado por aqui. E ainda vem com seus textões cansativos que só reforçam a sua indigência intelectual.

Vou pegar o primeiro e o último pontos para representar o todo que não diz nada. Roberto Freire não serve de base, quanto mais para representar a oposição. Freire virou mero apêndice de José Serra. Freire foi ministro golpista de Temer e na área da Cultura foi em certo sentido o precursor do bolsonarismo. Freire foi na cerimônia do Camões para bater boca com o exímio escritor Raduan Nassar que iria receber o prêmio. O ministro da Cultura foi lá como membro da tropa de choque para atacar o escritor e defender o temerário. No desgoverno seguinte, o inquilino do Planalto sentiu-se à vontade, Freire fez escola, para fazer corpo mole e se recusar a entregar o Prêmio Camões ao laureado Chico Buarque.

Quanto ao sociólogo Chico de Oliveira, que era filiado ao PSOL, o mínimo que se esperava, em homenagem à verdade dos fatos, era que fosse citado que no fim da sua vida se entrincheirou ao lado de Lula e do PT contra o golpe misógino, como todos os progressistas e democratas que se prezem.

Por fim, caro Edson, espero que você tenha entendido que dentro da linha do texto da matéria não só corroborei a crítica como a ampliei, o que não condiz com quem é gado, que só sabe dizer amém aos seus líderes. Teci severas críticas ao PT e aos presidentes dentro do tema, enquanto você pra variar saiu pela tangente e fugiu do contexto.

Ah Edson, você parece ser um caso perdido.

enganado

17/11/2022 - 02h50

Esqueceu de dar parabéns aos coleguinhas ; Alex Mendonça / Múmia Marques / Aras / __ çarjiou mortow__ / ….. etc, pôr suas desenvoltura como magistrados ultra democratas. Alô Gangue de KÚritiba aquele abraço, adoro Vcs.

EdsonLuíz.

17/11/2022 - 02h17

Eu falei que ia ignorar o meu perseguidor, mas o ódio, a leviandade, a covardia, o doutrinarismo, o ultra-atraso (o enganei: ele pensou que eu ia escrever ultra-esquerdismo), a “pouca cultura soberba”, essas coisas merecem um pouco de bom humor para serem suportadas.

As letrinhas de humor caíram aí embaixo, como as letrinhas de ódio contra Neca Setúbal e Marina, que fugiam do prato em que Lula ia dar comida para o povo com o nosso dinheiro e o que Lula mais fez foi pegar um pouco de dinheiro para ele, dar um pouco para seus parceiros, como Gedel Vieira e Marcelo Oderbrecht e para o povo ele deu mesmo foi recessão econômica, desemprego, desindustrialização, sopa de osso, pele de frango (e bolsonaro, agora no final, ajudou Lula a distribuir isso tudo para o povo).

EdsonLuíz.

17/11/2022 - 02h03

BolsoNeres vai me matricular no curso “Como Fazer Oposição”, com ênfase em lulismo (Roberto Freire prefere “lulopetismo”).

Antes de você me matricular, BolsoNeres, embora eu saiba que querendo ou não eu vou ser obrigado a fazer o curso ou então vou ser deportado para um Centro de Reeducação da China de XííííííJinping ou da Cuba de ChêêêêGuevara, quero saber:
í)A aula 1 é sobre como fazer oposição ao lulismo?
ii)A aula 2 é sobre como fazer oposição ao bolsonarismo?
iii)A aula 3 é sobre como fazer oposição a Cuba?
iv)Vou ter aula de macroeconomia com Dilma Rossef, Guido Mantega, Nelson Barbosa, Arno Augustin e Luiz Gonzaga Beluzo?
v)Nas aulas de macroeconomia eu poderei discutir a crise econômica gestada no Brasil a partir do governo Lula2 e fazer apresentação de como uma recessão gigante pode perdurar e levar ao aumento da fome e o povo comer pele de frango e sopa de osso (pode deixar que eu dou uma enganada neles falando que a crise começou depois deles saírem)?
vi)Vou ter aulas com Lula, José Dirceu, Ike Batista, Sérgio Cabral e Norberto Oderbrecht?
vii)Eu precisarei acertar o ovo no cartaz com a cara de Sérgio Moro?
viii)As aulas de Lula e de José Dirceu eu vou ter que pagar ou são eles que vão me pagar para ser aluno deles (vou logo dizendo que eu vou ter muita dificuldade para aprender o que eles mais sabem para me ensinar e vou tirar zero na prova)?
ix)Se Dirceu e Lula me pagarem para ser aluno eu vou poder depositar no Banco o dinheiro que eles me derem?
x)Só posso depositar o dinheiro que receber de Lula e J.Dirceu no BTG Pactual/PanAmericano ou pode ser em outro Banco?
xi)As cartilhas do ‘não vi o mundo’ —-tudo junto— são muito difícil de decorar?
xii)E as cartilhas do ‘Brasil171’?

E a pergunta de n°13:
xiii)Se você, José Dirceu ou Lula me pegarem lendo escondido um texto de Chico Oliveira eu fico de castigo?

Alexandre Neres

16/11/2022 - 23h33

EdsonLuiz, aprenda com o Netho a ser oposição. Ele tem conteúdo, discorde-se dele ou não. Cá entre nós, você nunca leu o 18 de Brumário de Luís Bonaparte, mas deveria. “Nós os democratas precisamos”, esta foi uma blague, né, danado? Querem me calar, mas eu canto. Aí você encontrou um tom, meio de pilhéria, em desacordo com os fatos, mas poderia seguir essa linha… Edson, você precisa sair urgentemente do modo surtado, pois acabou que se tornou persona non grata aqui no blogue. Você consegue desagradar gregos e troianos e convenhamos que não é pelo seu espírito crítico.

Antes você me acusava de ser petista, agora depreende-se pelo teor do seu texto truncado e permeado de neologismos que me tacha de lulista, porém infere-se que uns e outros seriam iguais em tudo aos bolsominions, só que de sinal trocado. Não se pode enquadrar como antípodas um líder democrata de centro-esquerda e um autocrata miliciano de extrema-direita.

O Netho decodificou o meu texto que estava em linguagem cifrada, daí o motivo por que escreveste aquela bobajada lá embaixo para tentar se contrapor a mim. Ficou sem entender nada. Imagino quando há muitos anos se deparou com Machado de Assis instigando-o a decifrá-lo. Deve ter pensado: caramba, só me resta ser devorado.

A minha crítica, corroborando o texto do Pedro Breier, é a respeito da mediocridade de Toffoli. Indo um pouco além, é extensiva aos demais ministros indicados pelo PT nos governos Lula e Dilma, ao assim chamado petismo jurídico, que o corretor do celular insiste em trocar por petisco. À exceção do ministro Lewandowski, tanto pelas posições quanto pelo refinamento do conteúdo, os demais ministros indicados pelo PT foram um fiasco nos mais diversos sentidos, a maioria deles tucano, uns poucos de direita, mas, de forma geral, péssimos. Não dá pra errar tanto assim. Por exemplo, o ministro Barroso tem um certo estofo, diferentemente de vários outros, mas a atuação do iluminista do Projac deixou muito a desejar, âs vezes se valendo de dados batizados de empresários para justificar reformas neoliberais. Só pra se ter uma ideia, no momento da virada do ministro, quando teve uma epifania da missão que teria a cumprir, ele estava aguardando uma consulta com João de Deus. Poderia enumerar um por um, erro atrás de erro, inclusive dos que se aposentaram ou morreram, mas ficaria prolixo e enfadonho que nem o arengueiro-mor.

Quanto à PGR, as indicações não ficaram atrás. Cabe ressalvar que, diferentemente de FHC e do atual ocupante do Planalto que anda sumido tal qual um menino birrento, pelo menos nos governos do PT não foi nomeado um engavetador-geral para blindar o presidente. Tirando o Cláudio Fonteles, o primeiro a ser indicado, todos os outros foram nulidades. O Janot chegou a ser patético, com aquela insinuação de que iria atirar no ministro Gilmar Mendes dentro da corte.

É doloroso para todos nós, que acreditamos na importância e no fortalecimento do Ministério Público no formato desenhado na CF, ver no que aquela corporação nefasta se transformou. De tão destemidos, passaram a ser vassalos inertes no desgoverno, agora se ouve uns soluços aqui e ali quanto à vergonha nacional da PRF. Parece que os espertinhos sentiram a mudança dos ventos e já querem surfar na onda.

Não há mais espaço para o republicanismo infantil de indicar o primeiro da lista de uma categoria que prima por querer manter acima de tudo os próprios privilégios. Parece que o Nicolao Dino seria um bom nome. Dentre os mais votados, tem que escolher aquele que mais se identifica com a visão de mundo do governo democraticamente eleito.

Netho

16/11/2022 - 21h44

“Hoje, não me refiro nem mais a golpe nem a revolução. Me refiro a movimento de 1964”.
Assim falava Toffoli.
Utilizou, em sua sustentação palestrante, “um aprendizado” que teve com o ministro da Justiça, Torquato Jardim.
A declaração deu-se logo no auditório da Faculdade de Direito da USP, no dia 01/10/2018, quando já se prenunciava o retorno dos filhotes da ditadura ao Alvorada e ao Jaburu.
A resposta do Centro Acadêmico do Largo do São Francisco deu-se no mesmo dia, logo ao final da “palestra” do ex-advogado do PT, e indicado por Luís Inácio ao STF em sua “cota pessoal”.
O Centro Acadêmico 11 de Agosto respondeu assim ao presidente do STF:
“São justamente posicionamentos como este, que menosprezam os graves crimes contra a humanidade e o brutal desrespeito aos direitos humanos ocorridos no país durante o regime militar, que estimulam o recrudescimento do discurso de ódio e autoritarismo, lamentavelmente crescentes em nosso ambiente político”.
Os filhotes da ditadura chocaram seus ovos durante quatro anos.
Não será fácil conter a ninhada que se expandiu do Oiapoque ao Chui.
Quem diria? A extrema-direita agora tem um líder para chamar de seu.
Jair se transformou no “Lula da Direita”!
Igual ao seu antípoda, já dá mostra que eclipsará os partidos do seu espectro ideológico.
O “Lula da Direita” veio para ficar.
O país dificilmente voltará à normalidade sob o pálio dos filhotes do ‘movimento de 64’.
Basta imaginar o que farão os caminhoneiros diante dos governos estaduais compensando a renúncia fiscal forçada do ICMS sobre combustíveis, com o barril do petróleo cotado a R$ 5,50 por dólar americano a partir de 01/01/23.
Para se ter uma ideia remota é só observar o preço em euros e um litro da gasolina mais barata na França e Alemanha, a N.S.05, com média de 1,895 euros. Ao câmbio de hoje: R$ 10,42.
Deseja-se muito boa sorte ao governo entrante, porque não só não errar de novo não será suficiente para fazer frente ao espólio assombrado deixado pelos frentistas do Posto Ipiranga.

EdsonLuíz.

16/11/2022 - 20h14

Com a punição de um delinquente condicionada politicamente à punição do outro delinquente, e sendo a força política e econômica de cada um dos dois populistas muito poderosa no atual momento brasileiro, a soma das duas forças, ao uma delas impedir a punição de seu Mito, isso quase automaticamente impede a punição do outro, institucionalizando assim a delinquência e a impunidade no Brasil.

Tempos tristes! Há muita bruma, faz já vários anos, em um país que se abria e agora se fecha como em uma tempestade.

Os democratas precisamos de força! Precisamos de força contra os agentes do atraso que ameaçam a democracia de forma escancarada, abrigados no bolsonarismo; e precisamos de força
— talvez de mais forças ainda— contra os agentes do atraso que se transvestem de progressistas e democratas e que apoiam inúmeros trogloditas e carniceiros do mundo, a começar pelo sanguinário regime cubano, e que aqui no Brasil aparelham o Estado e instrumentalizam o movimento social.

A prática de inúmeros agentes desses atrasos, do atraso mais escancarado ao atraso mais incidioso, é essa prática que podemos ver já aqui, em ‘ocafezinho.com’, uma prática fascista de desqualificar da forma mais leviana possível quem os combate, ao ponto do desespero quando não conseguem responder ao que os contraria, inclusive se somando para o cerco.

São pessoas inaptas para ideias e para a democracia, se limitando a repetir falas e argumentos doutrinados em aparelhos fundamentalistas, um e outro lado.

Imerso nessa bruma, me lembro de versos de um poema do maravilhoso cidadão Thiago de Mello, que invoco em homenagem à lúcida cidadã, que também era jogadora de vôlei, Isabel, que nossa democracia perdeu hoje de forma totalmente inesperada.

Vamos a um dos versos do Poeta-Cidadão Thiago de Mello, também título de um de seus livros:

“Faz silêncio, mas eu canto”.

▪Fora atrasados e autoritários ditos ‘de direita’!
▪Fora atrasados e autoritários ditos ‘de esquerda’, muitos dos quais insidiosos enganadores, que se dizem democratas e progressistas sem sequer apreender de forma adequada esses conceitos, e quanto mais enganadores, mais se desmascaram!

Paulo

16/11/2022 - 19h30

Bolsonaro não será punido; assim como Lula não foi. Não que eu concorde…

Zulu

16/11/2022 - 17h25

Tenha respeito por quem morreu Pedro Brehier, larga de ser um urubu, um verme que se nutre de morte e carniça para atingir outros fins…larga de ser um porco.

EdsonLuíz.

16/11/2022 - 17h18

Caramba, Werneck!
Basta ver por aqui, a truculência e leviandade.

O que eu coloco, eu mostro diretamente ou é facilmente verificável!

Você é educado! Uma única vez eu achei que você se excedeu um pouco com alguém, mas de certo modo havia motivos, eu achei também. Esses caras, não preciso mostrar quem são, eles estão aqui.

Agora, sem ter intenção de provocação: será que essa sua reação não cabe é a esse cara (não sei se é um só usando mais de um nome ou se é mais de um), e você não faz a reação ele por espírito de corpo, por ele ser petista?

Eu não misturo todo petista a lulista não, o comportamento petista não corresponde necessariamente ao comportamento lulista.

Eu acho que eles é que deviam responder a sério o que eu coloco, e não fazerem as agressões e fazerem as confusões convenientes que fazem.

E enquanto falsificarem fatos, irei repor!

E mais : esses caras (mais de um) mostraram aqui o absurdo humano e político de defenderem o esfolamento da liberdade em um país sofrendo horrores para afirmar o caminhio do progressismo e da democracia, e se repetem sempre em falsificação de valores humanos sérios e, no entanto, se desmascaram defendendo corruptos e ditaduras, por exemplo.

Não vão me calar.

Dudu

16/11/2022 - 17h18

Que o nosso Pedrinho do Toddy fosse um “fascistello” enrustido não era novidade nenhuma…

Ronei

16/11/2022 - 17h13

Os militares salvaram o Brásil de quem queria imitar Fidel Castro com o pretexto da ditadura…o resto é papo fiado.

Ustra e Cia foram muito bonzinhos com esses vermes tantos é que hoje ainda fazem desastres inenarráveis…Dilma, Dirceu, Franklin Martins, ecc…

Kleiton

16/11/2022 - 17h11

Típico texto puramente fascista.

Piores que os fascistas só os antifascistas.

dcruz

16/11/2022 - 16h50

A dura verdade é que esses ministros que hoje falam em nome da democracia ajudaram na condenação de Lula e a consequente eleição de Bolsonaro. Eles só não contavam é que o bozo fosse tão ruim assim, tão transgressor que colocou em perigo a própria integridade do STF ( aqui leia-se, deles próprios, logo advogam em causa própria). Se ele,bozo, fosse um pouquinho melhor, eles manteriam Lula fora como já o fizeram antes.

paulo werneck

16/11/2022 - 16h44

Edson, menas. Até parece que você está falando coisa com coisa. Nomeie, descreva as situações. Acusações graves no vazio? A sua postagem é um exemplo acabado de erro moral, pura maledicência, bem como covarde.

Jorge Fernandes

16/11/2022 - 16h18

Punir criminosos é basico em qualquer sociedade que se entenda saudavel

Se ele entende que fazer justiça não é o correto, deve pedir demissão imediatamente do cargo que ocupa.

EdsonLuíz.

16/11/2022 - 16h01

É bem parecido o compirtamento bárbaro e truculentos de bolsonaristas e de lulistas quando se sentem contrariados, principalmente quando a contrariedade envolve erros técnicos e erros morais de seus Mitos.

Alexandre Neres

16/11/2022 - 15h38

Dias Toffoli, um verme!

Deveria assumir sua incapacidade e pedir para sair.

Devido a sua formação precária, quer celebrar acordos com qualquer um despudoradamente pra ver se escapa da degola.

Movimento é a puta que te pariu!

Olhe para o presidente eleito, que não pôde velar seus mortos, tenha hombridade e mete o pé.


Leia mais

Recentes

Recentes