Ministra e deputado Miguel Rossetto discutem nova Ceitec

Rodrigo Cabral

Em audiência, eles reforçaram papel estratégico da empresa para o Brasil na produção de semicondutores

Publicado em 10/05/2023 – 13h53

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação — A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu em audiência, nesta quarta-feira (10), o deputado estadual Miguel Rossetto (PT-RS). No encontro, eles trataram da reversão do processo de liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa vinculada ao MCTI que atua no desenvolvimento e na fabricação de semicondutores (chips).

“O Brasil precisa participar da produção de semicondutores como uma indústria estratégica para o país”, afirmou Rosseto, que se colocou à disposição para atuar em defesa da Ceitec, com apoio de uma frente parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Para o deputado, é essencial a realização de uma avaliação técnica para orientar os investimentos na nova Ceitec.

A ministra Luciana Santos reforçou que a empresa é fundamental para o Brasil atualizar a política nacional de semicondutores, estratégica para a soberania nacional. Ela ponderou que o país enfrenta uma situação econômica adversa, agravada por fatores como a pandemia da Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, mas é necessário investir em setores estratégicos. “É preciso buscar diminuir a dependência de cadeias globais de insumos, como no caso dos semicondutores”, defendeu.

Na audiência, a ministra e o deputado também apontaram a necessidade de elaborar estratégias para manter e buscar profissionais qualificados para atuar na nova Ceitec. A empresa projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados para diferentes aplicações, desempenhando papel estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil.

A audiência com a ministra também contou com a participação do deputado federal Bohn Gass (PT-RS).

Grupo de trabalho

Durante o governo anterior, a Ceitec foi incluída no Programa de Parcerias e Investimentos para ser privatizada. Em abril deste ano, o MCTI instituiu um grupo de trabalho interministerial para analisar a reversão do processo de desestatização e liquidação da Ceitec. O grupo de trabalho deverá propor uma nova modelagem para a empresa nacional de semicondutores, além de propor medidas para evitar a deterioração da capacidade já instalada na Ceitec.

Cláudia Beatriz:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.