Menu

Ministra e deputado Miguel Rossetto discutem nova Ceitec

Em audiência, eles reforçaram papel estratégico da empresa para o Brasil na produção de semicondutores Publicado em 10/05/2023 – 13h53 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação — A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu em audiência, nesta quarta-feira (10), o deputado estadual Miguel Rossetto (PT-RS). No encontro, eles trataram da reversão do […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Rodrigo Cabral

Em audiência, eles reforçaram papel estratégico da empresa para o Brasil na produção de semicondutores

Publicado em 10/05/2023 – 13h53

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação — A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu em audiência, nesta quarta-feira (10), o deputado estadual Miguel Rossetto (PT-RS). No encontro, eles trataram da reversão do processo de liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa vinculada ao MCTI que atua no desenvolvimento e na fabricação de semicondutores (chips).

“O Brasil precisa participar da produção de semicondutores como uma indústria estratégica para o país”, afirmou Rosseto, que se colocou à disposição para atuar em defesa da Ceitec, com apoio de uma frente parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Para o deputado, é essencial a realização de uma avaliação técnica para orientar os investimentos na nova Ceitec.

A ministra Luciana Santos reforçou que a empresa é fundamental para o Brasil atualizar a política nacional de semicondutores, estratégica para a soberania nacional. Ela ponderou que o país enfrenta uma situação econômica adversa, agravada por fatores como a pandemia da Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, mas é necessário investir em setores estratégicos. “É preciso buscar diminuir a dependência de cadeias globais de insumos, como no caso dos semicondutores”, defendeu.

Na audiência, a ministra e o deputado também apontaram a necessidade de elaborar estratégias para manter e buscar profissionais qualificados para atuar na nova Ceitec. A empresa projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados para diferentes aplicações, desempenhando papel estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil.

A audiência com a ministra também contou com a participação do deputado federal Bohn Gass (PT-RS).

Grupo de trabalho

Durante o governo anterior, a Ceitec foi incluída no Programa de Parcerias e Investimentos para ser privatizada. Em abril deste ano, o MCTI instituiu um grupo de trabalho interministerial para analisar a reversão do processo de desestatização e liquidação da Ceitec. O grupo de trabalho deverá propor uma nova modelagem para a empresa nacional de semicondutores, além de propor medidas para evitar a deterioração da capacidade já instalada na Ceitec.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes