Os conselhos de uma “ruralista socióloga” a Lula

Foto: Divulgação

A necessidade de segurança jurídica no campo é imprescindível para os produtores rurais brasileiros, que não toleram invasões de terra. Para a pecuarista e socióloga Teresa Vendramini, ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, o diálogo é fundamental para solucionar o impasse entre o governo Lula (PT) e o agronegócio.

Vendramini é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, recriado por Lula, juntamente com outros representantes do agro, como Rubens Ometto (Cosan), Sérgio Bortolozzo (presidente da SRB), Eraí Maggi Scheffer (Bom Futuro) e Márcio Lopes de Freitas (presidente da OCB).

Em entrevista à Folha, ela destacou a importância de investimentos na capacitação de pequenos produtores, que são a maioria dos agricultores brasileiros, regularizações fundiárias e soluções para a questão indígena.

“A invasão de terra é inaceitável”, afirmou Vendramini, que pertence à terceira geração de uma família dedicada à agropecuária há mais de 80 anos em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Segundo ela, é essencial caminhar em direção a um equilíbrio e justiça social para todos os lados.

Questionada sobre a relação do governo com o agronegócio, Vendramini ressaltou a importância do diálogo para enfrentar os desafios do setor, incluindo a segurança jurídica e o direito à propriedade privada e livre iniciativa. Ela ainda destacou a necessidade de regularização fundiária e ambiental, conectividade, infraestrutura e logística, especialmente no Norte do Brasil, onde há estradas com dificuldades para transportar a produção.

Vendramini também enfatizou a importância do equilíbrio e da justiça social para resolver a questão indígena e garantir o respeito mútuo entre as partes envolvidas. A polarização política, segundo ela, tem impedido a evolução de algumas pautas, como a questão indígena, e é preciso que haja evolução de agendas divergentes.

Ruann Lima: Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.