Petroleiros comemoram o fim do Preço de Paridade Internacional

REUTERS/Sergio Moraes

Após o anúncio feito pela Petrobras em acabar com a política de Preço de Paridade Internacional (PPI) e a redução do preço médio do diesel, gás de cozinha e da gasolina, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) comemorou a medida da estatal. 

O coordenador-geral da entidade, Deyvid Bacelar, em vídeo postado nas redes oficiais da Federação, disse que o Governo Federal “abrasileirou” o preço dos combustíveis. “O presidente Lula abrasileirou o preço dos combustíveis. Agora, teremos o gás de cozinha mais barato para o povo trabalhador e menos inflação e comida mais barata na mesa do trabalhador e da trabalhadora”.

A medida foi criada em 2016 e foi alvo de diversas críticas ao longo dos últimos anos. Com o PPI, o gás de cozinha, por exemplo, variou 223%. O coordenador da Federação, que afirma se posicionar contra a medida de Preço de Paridade Internacional desde 2016, falou que é o fim de um ‘pesadelo’.  “Depois de quase sete anos assombrando o povo brasileiro, o pesadelo chega ao fim. Um dia para ser comemorado. Com a nova política, o Brasil terá gás de cozinha, gasolina e diesel mais baratos, pois os custos nacionais de produção, em reais, entrarão na composição dos preços”, disse Bacelar. 

Com a mudança, o preço dos combustíveis deixa de seguir a tendência do mercado internacional – a estatal não possuía autonomia para contrabalancear grandes variações. A empresa deixa de considerar a cotação do dólar e os custos de importação. 

Raphael Lacerda: Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.