Menu

Câmara aprova urgência para o projeto do arcabouço fiscal

Com 367 votos a favor e 102 contra, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o projeto que institui o novo arcabouço fiscal. Houve também uma abstenção. A proposta foi enviada pelo Governo Federal à Câmara em abril. O regime de urgência acelera o processo para a votação do […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Agência Brasil

Com 367 votos a favor e 102 contra, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o projeto que institui o novo arcabouço fiscal. Houve também uma abstenção.

A proposta foi enviada pelo Governo Federal à Câmara em abril. O regime de urgência acelera o processo para a votação do projeto, dispensando trâmites e prazos regimentais, como a votação do texto pelas comissões temáticas da Casa.

O novo arcabouço fiscal visa substituir o atual teto de gastos, mecanismo que limita o crescimento da maioria das despesas da União à inflação. Além disso, também prevê limitar despesas, com gatilhos que podem obrigar o corte ou o controle de gastos, caso sejam ultrapassados alguns limites financeiros.

Chamado de Regime Fiscal Sustentável pelo relator, Cláudio Cajado (PP-BA), o projeto prevê que, no caso de descumprimento das metas, pode haver bloqueio de despesas. O texto de Cajado institui a adoção, no ano seguinte ao descumprimento fiscal, de medidas de controle de despesas obrigatórias, como a proibição de concessão de aumento de despesas obrigatórias e a paralisação de criação de novos cargos públicos.

De acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), haverá uma rodada de negociações com as bancadas até a próxima semana, quando o texto (o projeto em si) deve ser votado em plenário.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes