PMERJ nega recurso e mantém expulsão de Ronnie Lessa, acusado de matar Marielle

Imagem: Reprodução

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) negou recurso da defesa de Ronnie Lessa para voltar à corporação. O ex-policial é um dos acusados de executar a vereadora Marielle Franco e o seu motorista, Anderson Gomes. Ronnie está preso desde março de 2019.

Lessa respondia a um processo disciplinar desde 2021, quando foi condenado por destruir provas que estariam relacionadas à morte da vereadora, mas foi expulso somente em fevereiro deste ano por não respeitar preceitos éticos e vigentes no estatuto da corporação que devem ser cumpridos pelos oficiais. O ex-militar também é condenado por comércio ilegal de armas.

No recurso, a defesa de Ronnie Lessa disse que “a pena de exclusão é claramente desproporcional ante a conduta do recorrente e sua respectiva repercussão” e também alegou que houve cerceamento de defesa no processo. 

Na decisão da Polícia Militar, a corporação afirmou que “a análise da conduta que o submeteu ao PAD, bem como o exame de toda a sua vida disciplinar pregressa, constatou-se que o ato de exclusão seria, sob a ótica dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, o ato administrativo ideal a ser aplicado ao caso em questão”.

A PMERJ também destacou que o ex-policial manteve em sua propriedade acessórios, armas de fogo de uso restrito e munições, sem autorização. 

Raphael Lacerda: Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.