Sofia Manzano é alvo de fake news da extrema-direita

Reprodução

Solidariedade ativa à camarada Sofia Manzano! Contra os ataques fascistas nas redes!

Publicado em 17/05/2023

Por Comissão Política Nacional do PCB

PCB — A camarada Sofia Manzano vem sendo alvo de ataques nas redes sociais.
Grupos de extrema direita e pessoas ligadas a Bolsonaro estão divulgando uma notícia falsa por meio da qual mentem duas vezes. A primeira afirma que Sofia Manzano é assessora do presidente Lula, a outra que ela agiu infiltrada nos acampamentos da extrema direita incentivando os atos do dia 8 de janeiro, com o objetivo de criminalizar os apoiadores de Bolsonaro.

1. A camarada Sofia não é assessora nem ocupa cargo algum no governo federal. O PCB possui total independência política frente ao governo federal e, embora tenha indicado voto e feito campanha no segundo turno pela vitória do presidente Lula, não participamos do governo, tampouco ocupamos ou solicitamos cargos.

2. Está circulando uma imagem falsa atribuída a Sofia Manzano como incentivadora dos atos de 8 de janeiro. É muito evidente que a imagem não é da nossa camarada Sofia. Trata-se de mais uma tentativa grosseira de forçar uma suposta narrativa de infiltração dos militantes da esquerda como provocadores dos atos de 8 de janeiro.

Grupos extremistas que apoiam Bolsonaro não precisam de ajuda para se criminalizar, pois invariavelmente atuam promovendo agitações e movimentações golpistas e incentivam discursos de ódio e todo tipo de preconceito.

Mais uma vez ficam explícitos os usos do que se convencionou chamar de fake news pela extrema direita brasileira, como forma de distorcer a realidade para atender seus objetivos políticos, método de atuação fascista por excelência.

O PCB vai buscar responsabilizar criminalmente os autores das falsas postagens e adotar as medidas políticas e legais cabíveis sobre o assunto.

Convocamos os militantes e as militantes do PCB, dos nossos coletivos, bem como nossos amigos e aliados, a prestar ativa solidariedade à camarada Sofia, protestando contra as postagens fascistas e reforçando nas redes e locais de atuação a informação de que se trata de mais uma ação criminosa da extrema direita.

Cláudia Beatriz:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.