Menu

STF julga mais 250 participantes dos atos do 8 de janeiro

O número de réus dos ataques pode ultrapassar a marca de mil em votação realizada nesta segunda-feira (22) Os participantes dos atos do 8 de janeiro, onde prédio dos três poderes fora vandalizados, estão sendo julgados pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em votação que ocorre nesta segunda (22), o número de réus pode […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O número de réus dos ataques pode ultrapassar a marca de mil em votação realizada nesta segunda-feira (22)

Os participantes dos atos do 8 de janeiro, onde prédio dos três poderes fora vandalizados, estão sendo julgados pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em votação que ocorre nesta segunda (22), o número de réus pode chegar a 1.045.

Essa é a quinta remessa de denúncias feita pela Procuradora-Geral da União (PGR). Os envolvidos foram presos no dia seguinte aos ataques (9), no acampamento montado no Quartel General do Exército em Brasília, e vão sendo julgado aos poucos.

O Suprema dividiu as denúncias em dois inquéritos: um trata dos incitadores e possíveis responsáveis pelo planejamento dos ataques, enquanto o outro trata dos executores em si. Os réus presos no QG do exércitos fazem parte do primeiro grupo.

Esse processo é apenas o início do julgamento desses indivíduos. Assim que as denúncias são aceitas e eles se tornam réus, após deliberação dos defensores e alvos da ação, depois o Supremo irá decidir se os considera culpados ou inocentes. Essa segunda etapa ainda não tem prazo para acontecer.

A PGR já enviou mais de 1.300 denúncias ao STF, sendo 239 relativas aos executores dos ataques e 1.150 relativas aos autores intelectuais dos atos. Um denúncia de suposta omissão de agentes públicos também foi feita ao Supremo. Ao todo, Alexandre de Moraes, relator do processo, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso já votaram a favor da aceitação das denúncias.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes