Menu
, , , ,

De Olho na Imprensa (DONI) # 8 – 20 a 26 de maio de 2023

O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro que analisa a cobertura dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais em relação ao Governo Federal e à Presidência […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro que analisa a cobertura dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais em relação ao Governo Federal e à Presidência da República. Esta semana foram analisados 149 textos.

Gráfico 6. Temas mais presentes na cobertura do Presidente Lula

Durante a semana, Lula foi muito atacado nos jornais, com as mesmas críticas da semana anterior: responsabilidade pelos problemas na articulação do governo e uma agenda considerada ultrapassada. A novidade nessa pauta foi a narrativa de que Lula seria malvisto também no exterior. Quantidade significativa de textos versaram sobre a crise do Ministério do Meio Ambiente e de Marina Silva, com críticas à falta de posicionamento e de empenho na defesa do meio ambiente por parte do presidente. Por fim, o comportamento do presidente no encontro do G7 foi alvo de críticas, com alguns textos usando a ausência do presidente ucraniano na reunião com Lula como evidência.

Gráfico 7. Cobertura do Presidente Lula por tipo de texto

Essa semana a presença do presidente nas Manchetes foi forte: tivemos seis manchetes no Globo e cinco na Folha. O Estadão destoou de seus pares, com apenas duas. A despeito de a cobertura do Estadão ser no geral mais negativa, chama atenção a grande quantidade de colunas desfavoráveis ao presidente publicadas por O Globo e Folha. Isso sinal de que os jornais estão restringindo seu time de colaboradores ao rol daqueles que são mais avessos ao governo, deixando assim de representar em suas páginas as opiniões mais favoráveis a Lula e ao PT. Esse tipo de apagão da pluralidade da cobertura frequentemente acomete a imprensa brasileira.

Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui.

Apoie o Cafezinho

Eduardo Barbabela

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

02/06/2023 - 20h43

Viva a grande imprensa que temos!
▪Quando os bolsonaristas e os lulistas sentem urticárias da nossa imprensa e se juntam os dois polos políticos populistas, corruptos e incompetentes e chamam o trabalho sério de escrutínio da vida pública que a imprensa profissional faz de “ATAQUE”, dão um diploma de seriedade para a imprensa profissional que temos*.

*Embora já tenha muitos bons jornalistas profissionaus questionando manobras da “Folha de São Paulo” em favor de Lula. A se presrar atenção!


Leia mais

Recentes

Recentes