Menu

DE OLHO NA IMPRENSA (DONI) # 9 – 27 DE MAIO A 2 DE JUNHO DE 2023

O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro. Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais em relação ao Governo Federal e à Presidência da República, nas capas e páginas 2 e 3 dos jornais Folha de S. Paulo, O […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ueslei Marcelino/Reuters

O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro. Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais em relação ao Governo Federal e à Presidência da República, nas capas e páginas 2 e 3 dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Esta semana foram analisados 168 textos.

Gráfico 3. Cobertura do Governo Federal por tipo de texto

Neste gráfico vemos mais claramente o posicionamento dos jornais, em seus editoriais e na opinião que representam em suas páginas, por meio de colunistas e artigos de convidados.

Como já indicava o alto IV do Globo, essa semana o jornal carioca dedicou ao governo federal cobertura intensamente negativa, e, como podemos constatar no gráfico acima, em todos os formatos de texto. Destaque ficam com os colunistas de opinião, que produziram 12 artigos contrários ao governo. Já os editoriais dos três jornais mostram que tal posicionamento negativo é partilhado por todos.

Todos os tipos de texto são opinativos, com exceção das chamadas, que misturam referências a reportagens e textos opinativos dentro do jornal. Assim podemos constatar que os três jornais basicamente só trazem opiniões contrárias ao governo. Mais negativo que esse viés de cobertura seria se as reportagens também trouxessem viés contrário, o que já aconteceu durante os governos Dilma e no segundo governo Lula.

Gráfico 4. Enquadramentos mais presentes na cobertura do Governo Federal

Os enquadramentos dizem respeito ao modo como a mídia trata os diversos temas apresentados, associando a eles argumentos e narrativas, para além da pura negatividade ou positividade capturada pelas valências.

Entre os sete enquadramentos, cinco são críticos ao governo federal. Dois deles criticam diretamente o governo enquanto outros dois atacam o presidente. O último mira no arcabouço fiscal. Aqui vemos os jornais novamente manifestarem fobia pela Venezuela, posição essa contaminada por uma adesão ideológica bastante hipócrita à defesa da democracia, enquanto não manifestam a mesma repulsa por países como China e as ditaduras do oriente médio, com as quais o agronegócio brasileiro tem negócios bilionários.

Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui.

Apoie o Cafezinho

Eduardo Barbabela

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Oscar Plentz

03/06/2023 - 10h51

Qual obsignificado de colocar no final do texto uma referência comparativa entre Venezuela e China, sendo essa também qualificada como ditadura e que não seria criticada pelos jornalões, quando sequer isso é verdade?

EdsonLuíz.

03/06/2023 - 09h29

Quanto mais o lulismo e o bolsonarismo juntam suas vozes para desacreditar a grande imprensa que temos, mais a nossa grande imprensa mostra que ela cumpre com isenção o seu papel de escrutinar a vida publica brasileira.


Leia mais

Recentes

Recentes