Menu

Suprema Corte dos EUA julga que o Alabama discriminou eleitores negros

A Suprema Corte dos EUA decidiu que o estado teria violado a Lei dos Direitos de Voto com um plano de redistritamento do Congresso que diluiu o poder de voto dos eleitores negros no ano passado. O tribunal em uma votação de 5 a 4 decidiu contra o Alabama, o que significa que o mapa […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Joshua Lott/AFP

A Suprema Corte dos EUA decidiu que o estado teria violado a Lei dos Direitos de Voto com um plano de redistritamento do Congresso que diluiu o poder de voto dos eleitores negros no ano passado.

O tribunal em uma votação de 5 a 4 decidiu contra o Alabama, o que significa que o mapa dos sete distritos congressionais, que favorece os republicanos, agora será redesenhado. O presidente do tribunal John Roberts e o juiz Brett Kavanaugh, ambos conservadores, juntaram-se aos três liberais do tribunal na maioria.

Ao fazer isso, o tribunal – que tem uma maioria conservadora de 6 a 3 – rejeitou o esforço do estado para tornar mais difícil de remediar as preocupações levantadas pelos defensores dos direitos civis.

A decisão é uma grande vitória para a Lei do Direito de Voto, criada para evitar esse tipo de diluição racial dos eleitores negros.

A defesa do estado do Alabama argumentava, no entanto, que considerar a raça para redesenhar as fronteiras políticas marcaria uma consideração inconstitucional de “alvos raciais” e “classificação com base na raça”, em violação da cláusula de proteção igualitária da 14ª Emenda.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes