Menu

O próximo passo de Ciro Gomes

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) se prepara para voltar à arena política. Após quase oito meses fora do debate público, o pedetista se convenceu que o seu próximo papel será de porta-voz da oposição ao terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Diante deste cenário, Ciro poderá abocanhar uma fatia do polo bolsonarista […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) se prepara para voltar à arena política. Após quase oito meses fora do debate público, o pedetista se convenceu que o seu próximo papel será de porta-voz da oposição ao terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Diante deste cenário, Ciro poderá abocanhar uma fatia do polo bolsonarista radical e antilulista, que se concentra especialmente em setores da classe média. No Ceará, o pedetista aprofundou suas divergências com o PT e se distanciou politicamente do seu irmão, o senador Cid Gomes (PDT).

Nos bastidores da política cearense, a avaliação é que provavelmente Ciro Gomes mantenha um canal de diálogo com o deputado federal André Fernandes (PL) e o deputado estadual Carmelo Neto (PL), ambos porta-vozes do bolsonarismo no Ceará.

Além deles, o ex-governador também pode construir pontes na esfera nacional com o presidente nacional do PP e ex-ministro de Bolsonaro, senador Ciro Nogueira (PI), e com o atual presidente do PSDB, Eduardo Leite.

Vale lembrar que o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), aliado de Ciro Gomes, já formalizou uma aliança administrativa com o dirigente do PL cearense, Acilon Gonçalves.

Tanto é que o prefeito da capital nomeou políticos ligados ao PL para cargos na gestão. Mas é justo dizer que isso não significa necessariamente uma aliança de Sarto com os bolsonaristas, pois Acilon é um dirigente de perfil moderado, pragmático e governista.

Nos próximos meses, Ciro deve voltar a alimentar suas redes sociais, só que com conteúdos divergentes as medidas econômicas e sociais do governo Lula 3, e que muito provavelmente sejam compartilhados pelas bolhas da extrema-direita. Daqui pra frente, o pedetista pode manter um “bom relacionamento” social com esse campo.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

12/06/2023 - 11h30

O coroné idiota já está à beira do abismo.
Um passo à frente, por favor.

Vai, porra !!!!!!!

EdsonLuíz.

10/06/2023 - 13h15

Isto em que Lula e seu lulismo, Bolsonaro e seu bolsonarismo, e que tantos outros nos entornaram e na lama política em que estamos nos afogando , isso não é política e precisa mudar.
▪Nossa política precisa mudar R.A.D.I.C.A.L.M.E.N.T.E !!!

Chamar a isso que temos de política é desmoralizar a política!

Este país tem João Amoedo, este país tem MiltonTemer (Milton, heim, por favor!), este país tem Roberto Freire, este país tem Fernando Gabeira, este país tem Orlando Silva,…
…▪Por que temos que ser afundados por Lula, Arthur Lira, Bolsonaro, Sergio Moro e outros assim?

Paulo

10/06/2023 - 01h48

Ciro está condenado a divergir de Lula, pois Lula monopoliza o discurso esquerdista…Cingido à esquerda e à direita, Ciro pareceria , à primeira vista, o candidato ideal para por fim à nefasta polarização que acomete o país, não fora pela falta de compreensão dos eleitores…

Alexandre Neres

09/06/2023 - 21h31

Por incrível que possa parecer, o senhor Edson Luís Pianca continua a demonizar a política, apesar de todos os pesares. É um lavajatista a toda prova, defensor intransigente de serjumorto. Não para de exibir seu moralismo compulsivamente para ver se ganha umas curtidas.

Depois de ter feito campanha um tempão para Ciro Gomes, acabou votando em Simone Tebet. Atualmente, renega Tebet, e, se Ciro Gomes se aliar ao bolsonarismo, tudo indica que virará neocirista de novo.

Vou explicar por que o dito cujo é considerado persona non grata no Portal O Cafezinho.

A boca miúda comenta-se a famigerada “festa da cueca”, onde se reuniram a magistocracia paranaense e moçoilas polacas em hotel no centro de Curitiba, em episódio no qual serjumorto caiu nas graças dos vetustos desembargadores.

Imaginem se no meio da farra me aparecesse um cuecão borrado de pianca mole? Vocês hão de convir comigo que não pegaria nada bem, não é mesmo?

EdsonLuíz.

09/06/2023 - 17h49

■Há os nossos políticos!
■Há os nossos políticos !
▪Eles se fingem de diferentes, mas quase todos são tão iguais!

●Lula lambe o PL de Bolsonaro, …
▪Que lambe Ciro Gomes, …
▪Que se puder lambe o que sobrou do PSDB, que está mais parecido com o pefelê, …
▪Que hoje está em pedacinhos do PSD, do PP e do Republicanos, …
▪Cujos pedacinhos e pedações lambem e são lambidos por Lula, …
▪Que se puder lambe Ciro Gomes…
▪Que se puder lambe…

■E se Lula lamber novamente Ciro Gomes e Ciro Gomes novamente lamber Lula, neste caso TODOS, inclusive “ocafezinho.com”, param de cuspir e passam a lamber Ciro Gomes também.

E eu estou para apostar que se Bolsonaro e Lula, a partir de suas igualdades e equivalências, começarem a se lamber::
▪Podem, por exemplo, começar pelo apoio conjunto que os dois –Lula e Bolsonaro– dão, junto com Donald Tramp e contra Joe Biden, ao ditador Vladimir Putin nos seus abusos contra democracias,…
▪Ou podem começar pelo apoio reciproco a politicas de gastança que os dois, Bolsonaro e Lula, fazem e obrigam a que o Banco Central não possa diminuir os juros e acontece até de ter que subir.
=>Se isso acontecer e Lula e Bolsonaro começarem a se laber um diretamento o outro… os lulistas vão passar a dizer que Lula está lambendo Bolsonaro porque Bolsonaro é um cachorro de raça e os bolsonaristas vão falar a mesma coisa de Lula.

■Au! Au! Au!

O que importa mais para a maioria dos nossos atuais politicos em destaque e para seus apoiadores (acompanhantes?) não são valores, programas, princípios, companhias, moralidade, compromissos com o país…

■Para estes políticos e seus apoiadores (acompanhantes?) o que importa é se o fulano está com eles nos seus acertos e, principalmente, se está com eles nos seus erros!

Nossos políticos e seus apoiadores…Ou seriam mais propriamente seus acompanhantes?… como são horríveis!!

●A politica no Brasil precisa mudar! Mudar muito! Mudar radicalmente!
■Radicalize contra os populistas, demagogos, fisiológicos, milicianos e corruptos da nossa política!
▪Radicalize à direita!
▪Radicalize à esquerda!

Isso em que estamos entornados não é política e precusa mudar!

g

09/06/2023 - 16h43

fonte: arial

Junior Oliveira

09/06/2023 - 15h45

Impressionante a quantidade de achismo neste artigo. O esforço que a materia faz para colocar Ciro no campo antidemocrático é ofensivo por um único motivo: Ciro é de centro-esquerda e os tais “conteúdos divergentes às medidas econômicas e sociais do governo Lula” nada mais são do que as ideias apresentadas em seus vários livros — muito à esquerda de Lula; onde Ciro propõe reformas que o petismo jamais tentará fazer. Dizer que Ciro vai ter conversa com o PL, criando a teoria de que ele se aliaria ao bolsarismo, para logo em seguida fazer uma mea-culpa, ao afirmar que políticos do PL como Acilon “são dirigentes de perfis moderados, pragmáticos e governistas”, expõe o que vocês tentaram minimizar: as particularidades dos partidos nos Estados — PL pode ser fisiologista no Ceará, mas não necessariamente bolsonarista; e que nem todo mundo que faz opisição a Lula é de extrema-direita; pelo contrário: parte dessa oposição é de quem não quer apoiar o neoliberalismo tosco de um governo que traiu a classe trabalhadora e todas as suas poucas promessas de campanha.
Lula é o presidente de proveta, invensão da elite, do STF e da mídia marrom para garantir os poderes da autocracia que essas instituições são porta-vozes. Pelego e egocêntrico; como foi Moro, Cunha, Temer, muito em breve será chutado pela classe dominante que já o prendeu e que em breve o tirará do posto em que o colocou.


Leia mais

Recentes

Recentes