Nesta quinta-feira (20), o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, decidiu não seguir adiante com o plano de transferir o fluxo da Cracolândia, que ocorre na região da Luz, para o bairro do Bom Retiro, também localizado na região central de São Paulo. A medida foi anunciada por Tarcísio na última terça-feira (18) e prontamente criticada por comerciantes e moradores da região.
Através de nota, o governo de São Paulo disse que analisa outras possibilidades para resolver o problema da cracolândia.
“O governo do Estado informa que após novas avaliações a estratégia de direcionar o fluxo para o Complexo Prates será revista. Novas possibilidades para solucionar o problema da Cracolândia estão sendo estudadas e serão divulgadas em breve”, informou.
Na mesma semana, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que a proposta de transferir o fluxo da Cracolândia para o bairro do Bom Retiro não havia sido discutida com a prefeitura. Ele também expressou a possibilidade de discutir a alternativa de encaminhar os usuários de drogas para centros de atendimento, em vez de transferi-los para outro bairro da cidade.
“Todas as ações que são desenvolvidas lá, elas são debatidas no comitê integrado que existe entre a prefeitura e o governo do estado, feito com estudo, com planejamento. Pode ser que o comitê tenha e eu não tenha, nesse momento, um levantamento desse estudo de que seria possível fazer isso [o deslocamento da Cracolândia”, disse o prefeito da cidade.