Menu

Medida de segurança: PF realiza varredura em gabinete de Janja e ministérios

O Palácio do Planalto encaminhou à Polícia Federal (PF) um pedido para realizar uma varredura no gabinete da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, e em outros ministérios que estão sediados na Presidência. Segundo fontes da PF, essa solicitação segue uma prática padrão realizada pela própria instituição. A notícia sobre a busca por escutas […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Agência Brasil

O Palácio do Planalto encaminhou à Polícia Federal (PF) um pedido para realizar uma varredura no gabinete da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, e em outros ministérios que estão sediados na Presidência. Segundo fontes da PF, essa solicitação segue uma prática padrão realizada pela própria instituição. A notícia sobre a busca por escutas no ambiente de trabalho de Janja foi inicialmente veiculada pelo portal Metrópoles e posteriormente confirmada pelo jornal O GLOBO.

A requisição para a varredura no gabinete de Janja e em outras áreas do Planalto foi feita há aproximadamente dois meses. Desde a época da transição governamental, a Polícia Federal vem conduzindo esse procedimento. Mesmo antes do início da transição, em novembro do ano passado, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) já havia passado por esse trabalho de varredura, realizado por agentes da PF em conjunto com cães farejadores.

Durante os primeiros seis meses de governo, a própria Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata da Presidência costumava solicitar à PF as varreduras em diversos locais do Palácio do Planalto. Contudo, em 30 de junho, essa secretaria foi extinta, e a segurança presidencial passou a adotar um modelo híbrido, com a presença de policiais federais, civis e militares, sob o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Além do gabinete da primeira-dama, outros ministérios que funcionam no Palácio do Planalto incluem a Casa Civil, cujo titular é Rui Costa; a Relações Institucionais, comandada por Alexandre Padilha; e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sob a responsabilidade do general Marcos Amaro.

Desde o início do governo, Janja tem demonstrado maior confiança no trabalho da Polícia Federal em comparação à ação dos militares. Mesmo após a decisão de Lula de devolver sua segurança pessoal ao GSI, a equipe que acompanha a primeira-dama permaneceu inalterada, atendendo ao pedido do próprio presidente. O grupo que compõe a equipe de segurança de Janja é composto exclusivamente por policiais federais e integrantes da Força Nacional.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes