Menu

Eduardo Bolsonaro vai a Buenos Aires para conversar com argentino da ‘urna de mentira’

Durante o acirrado segundo turno das eleições de 2022, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) utilizou uma missão oficial em Buenos Aires como oportunidade para se encontrar com o argentino Fernando Cerimedo, que se declara consultor político. Após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Lula (PT), Cerimedo divulgou um vídeo no YouTube repleto de […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Agência Senado

Durante o acirrado segundo turno das eleições de 2022, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) utilizou uma missão oficial em Buenos Aires como oportunidade para se encontrar com o argentino Fernando Cerimedo, que se declara consultor político.

Após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Lula (PT), Cerimedo divulgou um vídeo no YouTube repleto de informações falsas sobre urnas eletrônicas, contribuindo para aumentar a tensão política no Brasil.

Apesar de afirmar ter atuado de forma independente em apoio a Bolsonaro, Cerimedo recebeu pagamentos de Eduardo Bolsonaro para empregar um funcionário de uma de suas empresas em prol da campanha de reeleição do deputado, no mesmo período.

Essas revelações são resultado da investigação “Mercenários Digitais”, que tem como objetivo rastrear a disseminação de desinformação na América Latina, detalhando o papel de Cerimedo na divulgação de notícias falsas em campanhas de extrema direita no continente.

O projeto é uma colaboração entre o UOL, a Agência Pública e outros 19 veículos de comunicação latino-americanos, quatro organizações especializadas em investigação digital e estudantes de um curso de mestrado na Columbia University, sob a liderança do Centro Latinoamericano de Investigação Jornalística (Clip).

Eduardo Bolsonaro nunca tornou público o caráter oficial de sua viagem ou o propósito de seu encontro na Argentina. Além disso, os detalhes da viagem não constam em sua prestação de contas no Portal da Transparência da Câmara dos Deputados.

Entretanto, um documento do Itamaraty, obtido pela aliança jornalística, revela que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a Câmara ofereceram apoio institucional à viagem, durante a campanha de 2022.

A visita de Eduardo Bolsonaro ao país vizinho foi devidamente comunicada à Embaixada do Brasil na Argentina por meio de um ofício enviado em 10 de outubro do ano anterior pela Secretaria de Estado de Relações Exteriores.

Nesse documento, classificado como “muito urgente”, a missão oficial do filho do então presidente Jair Bolsonaro foi detalhada como sua participação no Ciclo de Atividades para a Difusão das Ideias de Liberdade, que ocorreria em Buenos Aires entre 12 e 15 de outubro.

Contudo, publicamente, Eduardo omitiu informações sobre a natureza oficial de sua visita. Segundo informações do Legislativo, ele afirmou ter viajado à Argentina com o objetivo de “estreitar laços para alcançar o crescimento econômico sustentado (sic) da região”.

No entanto, ao contrário do que foi alegado, Eduardo cumpriu plenamente uma agenda eleitoral no país vizinho. Ele esteve acompanhado de Giovanni Larosa, correspondente no Brasil do portal La Derecha Diário, veículo pertencente a Cerimedo. A investigação revelou que Larosa recebeu pagamentos da campanha de 2022 de Eduardo Bolsonaro, com um total rastreado de pelo menos R$ 3.900 em pagamentos.

Foi através do La Derecha Diário que Cerimedo, no dia 4 de novembro, após a derrota de Jair Bolsonaro, transmitiu um vídeo ao vivo, assistido por mais de 400 mil pessoas, divulgando um suposto dossiê com informações falsas sobre as eleições. Essa mensagem, posteriormente desmentida pelo TSE, foi amplamente propagada pelos aliados do ex-presidente para levantar suspeitas sobre os resultados eleitorais.

Esse material reforçou o discurso golpista de Jair Bolsonaro, que, ao longo de seu mandato, tentou descreditar o sistema eleitoral brasileiro. Em 30 de junho de 2023, o TSE declarou o ex-presidente inelegível por oito anos.

Em entrevistas à mídia argentina, Cerimedo já havia afirmado que trabalhou para a campanha de Jair Bolsonaro em 2018. Ele alegou que sua participação no vídeo de 4 de novembro de 2022 foi espontânea. “Eu sou um herói para metade do país. Eles me chamam de argentino mais amado do Brasil”, afirmou Cerimedo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

31/07/2023 - 19h48

Tudo desse bananinha, é fake news, ninguém acredita mais nas mentiras, é uma bananinha podre.

carlos

31/07/2023 - 17h43

O bananinha não se marca, a verdade vai aparecer, e ele se transformar, numa bananinha podre.


Leia mais

Recentes

Recentes