Menu

Petrobrás fortalece economia nacional com “dividendos” para o povo

A economia mundial passa por uma grande crise e o petróleo é um recurso natural que está no centro desse redemoinho. É notório, portanto, que a instabilidade da economia mundial é diretamente proporcional aos solavancos imprevisíveis dos preços do barril de óleo e gás. O Brasil é um grande consumidor de petróleo, seja por sua logística, seja por seu […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Greve dos petroleiros 2020
Protestos de petroleiros contra demissões na Petrobras, em 2020. Foto: FUP

economia mundial passa por uma grande crise e o petróleo é um recurso natural que está no centro desse redemoinho. É notório, portanto, que a instabilidade da economia mundial é diretamente proporcional aos solavancos imprevisíveis dos preços do barril de óleo e gás.

O Brasil é um grande consumidor de petróleo, seja por sua logística, seja por seu grande mercado consumidor. Portanto, não é difícil considerar que os preços dos combustíveis domésticos são afetados diretamente pela trajetória da crise geopolítica mundial.

Nesse cenário, as grandes variáveis macroeconômicas brasileiras, como a inflação e juros, podem ser diretamente impactadas pela instabilidade do barril de petróleo.

Era o que estava acontecendo desde o começo do dito PPI – preço de paridade por importação – onde o mercado de petróleo brasileiro passava diretamente para os preços domésticos a dinâmica do preço de petróleo mundial, gerando alta instabilidade no país – bem exemplificados por crises como a greve dos caminhoneiros em 2018 e a superinflação de 2021.

Um antídoto para essas crises é se considerar um tipo de mola ou pulmão para que a instabilidade internacional não recaia diretamente sobre o país e dê tempo da economia interna ter mais estabilidade.

Petrobrás como a maior empresa de petróleo do país largou na frente desse entendimento e abandonou o PPI, assumindo essa função de estabilizar a inflação macro e proporcionar ao país um ambiente de mais previsibilidade econômica.

O resultado da empresa no segundo semestre mostrou claramente que é bem possível abrir mão de uma fatia de pagamento de dividendos e aderir uma faixa de lucro sustentável sem castigar a economia do país.

Com um lucro bem significativo, quase R$ 30 bilhões, a empresa utiliza sua gestão estatal – um Conselho de Administração formado por maioria do governo – e decide qual a melhor política de preços da companhia, não considerando apenas o lucro a todo o custo mas também a estabilidade do país.

Na prática isso permite que a economia não fique sufocada pela incerteza e viabiliza que milhões de brasileiros tenham acesso a mais segurança alimentar, empregos e investimentos. Tudo isso em detrimento de mandar altos dividendos a fundos (já bilionários) de investimento.

Uma escolha nada difícil, convenhamos.

É importante que o governo atue considerando a dinâmica real do país, ou seja o impacto verdadeiro na vida das pessoas. Com essa política de Estado, a Petrobrás “paga” dividendos ao povo, socializando com a população os lucros da empresa.

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

30/08/2023 - 23h28

Esse preço de paridade internacional – PPI – foi um câncer criado no Governo Temer para transferir dividendos do povo brasileiro para alguns privilegiados que pagaram por ele…Sem dúvida, até aqui, o maior feito na área econômica do Governo Lula III…


Leia mais

Recentes

Recentes