Menu

ONG pró-Lava Jato financiada pelos EUA foi crucial para o golpe contra Dilma

O Supremo Tribunal Federal (STF), através do ministro Dias Toffoli, iniciou uma investigação sobre a Transparência Internacional, uma organização global que se declara anticorrupção. A entidade, conhecida por sua atuação política em causas controversas, é suspeita de envolvimento em práticas questionáveis no Brasil, especialmente em relação à operação Lava Jato. A investigação foca na possível […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Supremo Tribunal Federal (STF), através do ministro Dias Toffoli, iniciou uma investigação sobre a Transparência Internacional, uma organização global que se declara anticorrupção.

A entidade, conhecida por sua atuação política em causas controversas, é suspeita de envolvimento em práticas questionáveis no Brasil, especialmente em relação à operação Lava Jato.

A investigação foca na possível administração e recebimento de valores oriundos de multas decorrentes de acordos judiciais pela ONG, em parceria com membros da Lava Jato.

Essas multas, aplicadas por autoridades dos Estados Unidos a empresas brasileiras como Petrobras e Odebrecht, teriam sido geridas por fundações de direito privado controladas pelos próprios membros da operação e a Transparência Internacional.

O histórico de interações da ONG com figuras centrais do judiciário brasileiro e da Lava Jato, incluindo reuniões em 2016 com o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, também está sob escrutínio.

Essas interações ganharam notoriedade após a divulgação de conversas pela Vaza Jato, evidenciando uma relação próxima entre a ONG e líderes da Lava Jato.

Vale lembrar que a Transparência Internacional foi criticada por apoiar medidas consideradas antidemocráticas, incluindo a prisão do presidente Lula, que a organização defendeu como necessária para a continuidade da Lava Jato, apesar de alegações de ilegalidades processuais.

Adicionalmente, a ONG é acusada de atacar o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff com acusações não comprovadas de “pedaladas fiscais”, posição contrariada por uma análise técnica do Senado Federal em 2016.

A investigação do STF visa esclarecer a extensão da influência e das ações da Transparência Internacional no cenário político e judiciário brasileiro, bem como sua conformidade com as leis nacionais e internacionais.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes