Menu

Governo vai esperar decisão do STF antes de definir taxa nas compras pela internet

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa uma ação que questiona a isenção do imposto de importação para compras de pequeno valor feitas por pessoas físicas em sites internacionais, como Shopee e AliExpress. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7589) foi protocolada pelas Confederações Nacionais da Indústria (CNI) e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
AGÊNCIA BRASIL

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa uma ação que questiona a isenção do imposto de importação para compras de pequeno valor feitas por pessoas físicas em sites internacionais, como Shopee e AliExpress. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7589) foi protocolada pelas Confederações Nacionais da Indústria (CNI) e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no final de janeiro.

A ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, solicitou informações ao Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, com prazo de resposta de até 10 dias úteis.

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou que o órgão apresentará os atos que fundamentam sua posição dentro do prazo estipulado.

A controvérsia gira em torno da isenção do imposto em compras internacionais de até US$ 50 (aproximadamente R$ 250) destinadas a pessoas físicas, uma alíquota que foi temporariamente zerada pelo governo em agosto, com sinais de que poderá ser estabelecida em cerca de 20%.

O debate envolve a Fazenda, favorável à revisão da alíquota, e as confederações da indústria e do comércio, que argumentam que a isenção viola princípios constitucionais como isonomia, livre concorrência e desenvolvimento nacional.

Com informações do Metrópoles

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes