Menu

Petrobras fechou 2023 entre as petrolíferas mais lucrativas do mundo e desbanca concorrentes de peso

A Petrobras consolidou sua posição entre as gigantes do setor petrolífero global, alcançando o quarto lugar no ranking das petroleiras com maiores lucros em 2023, conforme divulgado pelo site Poder360. Este desempenho destaca a companhia brasileira não só pelo seu lucro, mas também pela sua eficiência operacional em um contexto de desafios econômicos e transformações […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO

A Petrobras consolidou sua posição entre as gigantes do setor petrolífero global, alcançando o quarto lugar no ranking das petroleiras com maiores lucros em 2023, conforme divulgado pelo site Poder360.

Este desempenho destaca a companhia brasileira não só pelo seu lucro, mas também pela sua eficiência operacional em um contexto de desafios econômicos e transformações no setor energético.

No cenário das empresas estatais, a Petrobras se posicionou como a segunda mais lucrativa, superada apenas pela Saudi Aramco da Arábia Saudita.

Esta última liderou o ranking global com um lucro impressionante de US$ 121,3 bilhões em 2023, estabelecendo uma diferença substancial em relação às demais concorrentes, incluindo a ExxonMobil dos Estados Unidos, que ocupou o segundo lugar entre as petroleiras mais rentáveis.

A queda global nos preços do petróleo, em cerca de 18%, e o aumento dos investimentos em transição energética são apontados como os principais motivos para a redução dos lucros observada entre as grandes petroleiras. No entanto, mesmo diante dessas adversidades, a Petrobras conseguiu avançar no ranking, demonstrando a robustez de sua gestão e estratégia operacional.

Apesar de ser a quarta maior em termos de lucratividade, a Petrobras registrou a segunda menor receita entre as grandes empresas do setor, com um total de US$ 102,4 bilhões em 2023, superando apenas a Repsol da Espanha.

Este resultado, contudo, não ofusca o notável desempenho da empresa em termos de margem de lucro sobre a receita, que foi de 24,3% no ano, ficando atrás somente da Saudi Aramco, com 24,5%.

Este reconhecimento ressalta a capacidade da Petrobras de manter altos níveis de rentabilidade e eficiência, mesmo em um cenário desafiador para o setor petrolífero mundial.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes