Menu

China reage a ataques dos EUA e bloqueia Intel e AMD em computadores do governo

China bloqueia uso de chips Intel e AMD em computadores governamentais O Windows da Microsoft e programas de banco de dados estrangeiros também foram deixados de lado, já que Pequim favorece hardware e software chineses A China introduziu novas diretrizes que significarão que os microprocessadores norte-americanos da Intel e AMD serão eliminados dos PCs e […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O presidente dos EUA, Joe Biden, no centro, visitou uma fábrica da Intel no Arizona na quarta-feira pelo presidente-executivo da fabricante de chips, Pat Gelsinger, à esquerda © AP

China bloqueia uso de chips Intel e AMD em computadores governamentais

O Windows da Microsoft e programas de banco de dados estrangeiros também foram deixados de lado, já que Pequim favorece hardware e software chineses

A China introduziu novas diretrizes que significarão que os microprocessadores norte-americanos da Intel e AMD serão eliminados dos PCs e servidores governamentais, à medida que Pequim intensifica uma campanha para substituir a tecnologia estrangeira por soluções nacionais.

A orientação mais rigorosa sobre compras governamentais também procura deixar de lado o sistema operacional Windows da Microsoft e o software de banco de dados fabricado no exterior em favor de opções nacionais. Funciona paralelamente a um esforço paralelo de localização em curso nas empresas estatais.

As últimas regras de aquisição representam o passo mais significativo da China até agora na construção de substitutos nacionais para a tecnologia estrangeira e ecoam os movimentos nos EUA à medida que aumentam as tensões entre os dois países. Washington impôs sanções a um número crescente de empresas chinesas por razões de segurança nacional, legislou para encorajar a produção de mais tecnologia nos EUA e bloqueou as exportações de chips avançados e ferramentas relacionadas para a China.

As autoridades começaram a seguir as novas diretrizes para PCs, laptops e servidores este ano, depois que elas foram divulgadas com pouco alarde pelo Ministério das Finanças e pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) em 26 de dezembro. nível municipal para incluir critérios que exigem processadores e sistemas operacionais “seguros e confiáveis” ao fazer compras.

No mesmo dia de dezembro, a agência estatal de testes, Centro de Avaliação de Segurança de Tecnologia da Informação da China, publicou sua primeira lista de processadores e sistemas operacionais “seguros e confiáveis”, todos de empresas chinesas.

Entre os 18 processadores aprovados estavam chips da Huawei e do grupo estatal Phytium. Ambos estão na lista negra de exportações de Washington . Os fabricantes de processadores chineses estão usando uma mistura de arquiteturas de chips, incluindo x86 da Intel, Arm e arquiteturas locais, enquanto os sistemas operacionais são derivados de software Linux de código aberto.

A reformulação das aquisições de Pequim faz parte de uma estratégia nacional de autarquia tecnológica nos sectores militar, governamental e estatal que se tornou conhecida como xinchhuang ou “inovação em aplicações de TI”.

Os padrões “são as primeiras instruções nacionais, detalhadas e claras para a promoção do xinchhuang ”, disse um funcionário do governo local que gerencia a substituição do sistema de TI.

As empresas estatais foram igualmente informadas pelo seu supervisor, a Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais, para concluir uma transição tecnológica para fornecedores nacionais até 2027, de acordo com duas pessoas informadas sobre o assunto. Desde o ano passado, os grupos estatais começaram a apresentar relatórios trimestrais sobre o seu progresso na renovação dos seus sistemas de TI, embora alguma tecnologia estrangeira pudesse permanecer, disseram as pessoas.

A marcha liderada pelo Estado para se afastar do hardware estrangeiro prejudicará as empresas norte-americanas na China , começando pelos fabricantes de processadores para PC dominantes no mundo, Intel e AMD. A China foi o maior mercado da Intel no ano passado, fornecendo 27% dos seus US$ 54 bilhões em vendas e 15% dos US$ 23 bilhões em vendas da AMD. A Microsoft não detalha as vendas na China, mas o presidente Brad Smith disse no ano passado ao Congresso dos EUA que o país fornecia 1,5% das receitas.

Microsoft e Intel não quiseram comentar. A AMD não respondeu a um pedido de comentário.

Pode ser difícil para a Intel ou AMD entrar na lista de processadores aprovados. Para serem avaliadas, as empresas devem enviar a documentação completa e o código de P&D de seus produtos. O principal critério de avaliação é o nível de design, desenvolvimento e produção concluído na China, de acordo com um aviso da agência estatal de testes.

Nos últimos meses, os ministérios das finanças provinciais e municipais publicaram dezenas de avisos sobre as novas orientações, tentando garantir o cumprimento entre milhares de compradores. Dois funcionários de compras que conversaram com o Financial Times disseram que ainda existe alguma margem de manobra para comprar computadores com processadores estrangeiros e Microsoft Windows.

Um dos funcionários, baseado em Shenzhen, disse que agora é necessário dar um passo adicional para registrar e explicar as compras de processadores estrangeiros. O escritório de compras do governo central também disse este mês que as compras limitadas de computadores com tecnologia Intel e AMD poderiam continuar, desde que os departamentos “cumprissem os procedimentos de gestão relevantes”.

Lao Zhangcheng, responsável pela compra de 16 computadores totalmente chineses para uma organização subordinada ao departamento de transportes da cidade de Shaoxing, disse que seus colegas não tiveram escolha senão se acostumar com os sistemas operacionais domésticos.

“Estamos substituindo computadores antigos que possuem chips estrangeiros”, disse Lao. “Depois dessa compra, basicamente todo mundo no escritório terá um computador doméstico. Os computadores antigos que nos restam com sistemas Windows ainda podem ser usados ​​em determinadas situações.”

Lin Qingyuan, especialista em chips do grupo de pesquisa Bernstein, disse que a substituição progrediria mais rapidamente para processadores de servidores do que para PCs, devido ao ecossistema de software mais limitado que precisa de substituição. Ele esperava que os servidores xinchhuang representassem 23% do total de remessas de servidores da China em 2026.

“A orientação de compras tornou a política xinchhuang mais viável para os funcionários”, acrescentou.

Analistas da Zheshang Securities estimam que o país precisará investir 660 mil milhões de yuan (91 mil milhões de dólares) entre 2023 e 2027 para substituir a infra-estrutura de TI no governo, órgãos partidários e oito grandes indústrias.

O Ministério das Finanças da China, o MIIT e o Centro de Avaliação de Segurança de TI da China não responderam aos pedidos de comentários.

Por Ryan McMorrow e Nian Liu em Pequim e Qianer Liu em Hong Kong, para o Financial Times

24 de março de 2024

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes