Menu

Elon Musk impulsiona teoria da conspiração Pizzagate

Elon Musk expressou apoio ao Pizzagate, a teoria da conspiração há muito desmascarada que levou um homem a disparar um rifle dentro de um restaurante em Washington, DC, em 2016. A teoria da extrema direita, antecessora do QAnon, alegou que os Clintons e os líderes do Partido Democrata administravam uma rede satânica secreta de sexo […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Elon Musk em Washington em setembro. (Elizabeth Frantz para The Washington Post)

Elon Musk expressou apoio ao Pizzagate, a teoria da conspiração há muito desmascarada que levou um homem a disparar um rifle dentro de um restaurante em Washington, DC, em 2016.

A teoria da extrema direita, antecessora do QAnon, alegou que os Clintons e os líderes do Partido Democrata administravam uma rede satânica secreta de sexo infantil em uma pizzaria de DC conhecida como Comet Ping Pong.

A teoria, um dos pilares dos apoiantes marginais de Donald Trump durante a campanha presidencial de 2016, foi rotulada de “ fictícia ” pelos investigadores da polícia de DC.

A postagem de Musk foi a mais recente no que se tornou uma série de tweets em que Musk reforçou teorias desmascaradas e ocorre apenas um dia depois de visitar Israel para tentar conter a raiva sobre uma explosão de anti-semitismo no X que fez com que um número crescente de anunciantes fugir .

Quando o presidente israelita, Isaac Herzog, pressionou Musk na segunda-feira para pôr fim ao “reservatório de ódio” de X, Musk respondeu: “Precisamos de fazer todo o possível para acabar com o ódio”.

Um porta-voz do Washington Post disse na terça-feira que a empresa tomou a decisão de pausar sua publicidade no X.

Musk, que comprou a rede social anteriormente conhecida como Twitter no ano passado por US$ 44 bilhões, postou um meme na terça-feira sugerindo que o especialista que desmascarou o Pizzagate “foi preso por pornografia infantil”. Musk disse que isso “parece pelo menos um pouco suspeito”.

A postagem foi visualizada mais de 15 milhões de vezes antes de ser excluída por volta das 14h, menos de uma hora após a publicação desta história.

O meme em si é baseado em uma manchete inventada que sugere que Pizzagate foi desmascarado por uma pessoa, o desgraçado ex-repórter da ABC James Gordon Meek, que se confessou culpado no ano passado de possuir imagens de abuso sexual infantil e foi condenado a seis anos de prisão federal.

Meek cobriu a segurança nacional e parece ter mencionado Pizzagate apenas uma vez, num relatório de 2017 sobre a desinformação russa, de acordo com um artigo de verificação de factos da Reuters em Agosto. E outro James Meek, um jornalista britânico, discutiu brevemente Pizzagate em um artigo da London Review of Books em 2020.

Pizzagate foi completamente desmascarado pelas organizações de notícias desde que surgiu no quadro de mensagens do 4chan em 2016. Nenhuma vítima ou evidência foi revelada.

Logan Strain, um pesquisador de teorias da conspiração que usa o nome de Travis View no podcast “QAnon Anonymous”, disse que a falsa conexão entre Meek e Pizzagate ganhou popularidade neste verão entre teóricos da conspiração como Ron Watkins , o administrador de longa data do quadro central de mensagens do QAnon. 8kun , que postou sobre isso no X.

Strain disse que é “incrivelmente perigoso” que Musk esteja impulsionando uma invenção que já havia sido citada em um ato de violência. “É muito angustiante que ele esteja validando uma teoria da conspiração que radicalizou as pessoas para destruir as suas vidas e cometer crimes”, disse ele.

Musk, X e uma representante da presidente-executiva do X, Linda Yaccarino, não responderam aos pedidos de comentários.

Musk procurou retratar X como um contrapeso aos jornalistas tradicionais que ele criticou e trabalhou para minar . “O público perceberá cada vez mais que X é a melhor fonte de verdade, fazendo com que o número de usuários aumente à medida que abandonam as fontes de informação menos precisas”, postou ele na segunda-feira.

Mas a sua adesão às mensagens da extrema-direita coincidiu com um êxodo entre alguns dos utilizadores mais notáveis ​​do X. As principais contas de grandes empresas, incluindo Disney e Sony Pictures, pararam de postar lá nos últimos dias ou mudaram para plataformas rivais como Threads, conforme relatado pela primeira vez pela CNN.

Pizzagate ganhou popularidade entre usuários on-line marginais que buscavam difamar a campanha presidencial de Hillary Clinton em 2016. Depois que Trump foi eleito, algumas das ideias de Pizzagate foram incorporadas ao QAnon , o conjunto confuso de teorias da conspiração que afirmavam falsamente que Trump estava lutando secretamente contra uma conspiração de elite de pedófilos satânicos que governavam o mundo.

Musk respondeu na semana passada a uma postagem de um usuário X alegando que o fundador do Media Matters, um grupo de defesa liberal, estava ligado ao proprietário do “restaurante Pizzagate”. “Estranho”, disse Musk, espalhando a mensagem para seus 164 milhões de seguidores. A empresa de Musk processou a Media Matters na semana passada, depois que o grupo divulgou um relatório afirmando que anúncios corporativos no X apareceram ao lado de postagens pró-nazistas.

Musk já reforçou elementos do QAnon, alegando nomeadamente que os adultos que se opuseram a ele sexualizaram crianças. Musk também compartilhou falsas teorias da conspiração sobre o ataque violento ao marido da deputada Nancy Pelosi (D-Califórnia) e pediu o processo criminal do especialista em doenças infecciosas Anthony S. Fauci.

Musk foi processado por difamação depois de chamar um voluntário de resgate em uma caverna tailandesa de “estuprador de crianças” e “pedófilo” em 2018, mas foi inocentado por um júri de Los Angeles no ano seguinte. “Minha fé na humanidade foi restaurada”, disse ele aos repórteres.

Em julho, X restabeleceu a conta de um influenciador de direita que tuitou a imagem de uma criança sendo torturada. O influenciador é popular entre os adeptos do QAnon, e a decisão de Musk, que ele compartilhou no X, de excluir a imagem e restabelecer a conta entrou em conflito com a política de “tolerância zero” de longo prazo do Twitter em relação a material de exploração sexual infantil.

Em dezembro de 2016, Edgar Maddison Welch, um homem de 28 anos da Carolina do Norte, entrou no Comet Ping Pong com um rifle AR-15 carregado , um revólver e 29 cartuchos de munição no peito enquanto tentava “autoinvestigar”. a teoria Pizzagate, como ele disse mais tarde à polícia.

Ele apontou o rifle para um funcionário e disparou vários tiros para destruir a fechadura de um armário de armazenamento; ninguém ficou ferido. Ele se rendeu à polícia depois de não encontrar nenhuma evidência de quartos escondidos ou tráfico de crianças.

Durante o julgamento, Welch pediu desculpas por ter sido enganado pelo boato na Internet e escreveu em uma carta ao juiz que percebeu “agora o quão tola e imprudente” foi sua decisão. Ele foi condenado a quatro anos de prisão, que terminou em 2021.

Os promotores compartilharam durante o julgamento de Welch que a polícia recebeu relatos de ameaças imitadoras a outras pizzarias, inclusive de um homem na Louisiana que disse que estava “vindo para terminar o que o outro cara não fez” e ameaçou atirar em “você e todos no lugar.”

Musk sempre elogiou o recurso de verificação de fatos “Community Notes” do X como um argumento de venda para a confiabilidade do site. O recurso depende de usuários X para sinalizar postagens falsas ou potencialmente enganosas e escrever notas que as desmascaram ou esclareçam, adicionando contexto. As notas que receberem votos positivos suficientes de outros usuários eventualmente aparecerão no site abaixo do tweet original para que todos possam ver.

Na terça-feira, vários usuários do X propuseram notas da comunidade adicionando contexto ao tweet de Musk sobre o meme Pizzagate. No início da tarde de terça-feira, porém, nenhum havia recebido votos positivos suficientes de outros usuários para ser exibido no X.

The Washington Post

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes