Menu

Elon Musk, o salvador dos teóricos da conspiração do Twitter

Le Monde – Até recentemente, Elon Musk era visto como o Tony Stark dos dias modernos, o empreendedor brilhante e irreverente por trás da armadura do Homem de Ferro no universo Marvel. Agora ele é mais frequentemente comparado ao Coringa, o grande emancipador dos sociopatas de Gotham City. Desde que comprou o Twitter, em 27 […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O chefe da Tesla e da SpaceX é visto como um libertador de muitas contas on-line de extrema direita e de conspiração depois de restabelecer algumas das contas mais radicais no Twitter, incluindo a de Donald Trump. SUSAN WALSH/AP

Le Monde – Até recentemente, Elon Musk era visto como o Tony Stark dos dias modernos, o empreendedor brilhante e irreverente por trás da armadura do Homem de Ferro no universo Marvel. Agora ele é mais frequentemente comparado ao Coringa, o grande emancipador dos sociopatas de Gotham City. Desde que comprou o Twitter, em 27 de outubro, para defender “o futuro da civilização” , o chefe da Tesla e da SpaceX estabeleceu-se principalmente como o salvador do discurso anti-sistema, conspiratório e radical.

Em nome da defesa da liberdade de expressão absoluta, Musk tem sido incansável em zombar dos apoiadores de Trump, que o veem como um presente do céu. Ele suspendeu a suspensão de Donald Trump e apareceu ao lado de Jared Kushner, genro do ex-presidente, na final da Copa do Mundo em Doha. Mas Donald Trump não é o único que está de volta ao site de mídia social seguindo a nova política do Twitter.

Depois de permitir o regresso de muitas figuras da extrema direita, em meados de dezembro o Sr. Musk reativou as contas no Twitter de proeminentes influenciadores da conspiração francesa, como o empresário alsaciano e teórico da Lua Oca Silvano Trotta. “Agora o Twitter finalmente é gratuito”, disse ele com orgulho logo depois. “É o dia da ressurreição”, comemorou Eric Chabrière, braço direito do polêmico professor Didier Raoult, que defendeu veementemente a hidroxicloroquina como cura da Covid na plataforma durante a pandemia.

Explosão de tweets de conspiração

Não demorou muito para vermos as consequências das ações do Sr. Musk. Enquanto alguns utilizadores se exilavam na rede social Mastodon, as teorias da conspiração no Twitter cresciam espetacularmente, desde os supostos perigos das vacinas contra a Covid até ao assassinato de JFK. Habilmente ajudadas pela desestruturação das equipas de moderação da plataforma, que foram dizimadas desde a chegada do Sr. Musk, tais teorias, e aqueles que as divulgam, já não enfrentam qualquer responsabilidade.

Em França, o meio de comunicação conspiratório criado em 2020, Les DéQodeurs, que acreditava que Trump permaneceria milagrosamente na Casa Branca, congratulou-se por ter duplicado a sua audiência desde meados de Novembro, com 3,5 milhões de Tweets visíveis para os utilizadores. “Na verdade, nunca saímos, porque quase não publicamos nada, até a chegada de Elon Musk”, disseram os teóricos da conspiração na sua conta no Twitter. “Percebemos que poderíamos voltar e, desde então, começamos a usar ativamente nossa conta”.

Além de reabrir a porta para aqueles que anteriormente foram banidos do Twitter, Musk tem falado publicamente com alguns deles. Um deles é Kim DotCom, o empresário germano-finlandês por trás da agora extinta plataforma de partilha de ficheiros MegaUpload e que está agora envolvido numa cruzada paranóica contra o “estado profundo”, uma entidade oculta que supostamente governa os países ocidentais sem o seu conhecimento.

Musk frequentemente dá atenção às teorias fantasiosas que lhe são dirigidas na plataforma. “Interessante”, ele responde frequentemente, enigmaticamente. Em 19 de dezembro, numa conversa surpreendentemente sincera, AnOmaly, um rapper americano conhecido pelo antissemitismo, disse a Musk que a mídia americana é dirigida por “pessoas […] que odeiam a América e os americanos”. Depois, o polêmico artista citou pessoas com nomes judeus, sem que o chefe da Tesla hesitasse.

Um empresário que tomou a ‘pílula vermelha’

O atual chefe do Twitter não ouve apenas os teóricos da conspiração; ele fala a língua deles. Em 13 de dezembro, ele convidou seus 122 milhões de assinantes a “seguir o coelho branco”, uma metáfora popular nos círculos de conspiração, descrevendo a entrada em um mundo alternativo em referência a Alice no País das Maravilhas . Já em maio de 2020, ele recomendou “tomar a pílula vermelha”, referindo-se ao filme Matrix , que se tornou sinônimo de despertar para uma verdade inominável e um ponto de encontro para as conspirações de Donald Trump e QAnon.

O próprio Musk compartilha uma retórica controversa. “Meus pronomes são Processar/Fauci”, escreveu ele em 12 de dezembro em um tweet zombando de declarações populares entre defensores da comunidade LGBT+ e de Anthony Fauci, o conselheiro médico da Casa Branca que os teóricos da conspiração acusam de esconder sua responsabilidade pelo surto do coronavírus. ou mesmo incitando sua criação.

O fantasioso empresário também lida com os fatos quando lhe dizem respeito: alegando invasão de privacidade, justificou a suspensão da conta que acompanhava seu jato, embora os dados do voo transmitidos já fossem públicos. Ele também bloqueou momentaneamente jornalistas da imprensa americana, a quem acusou de terem twittado sua localização em tempo real, o que permitiu a um motorista encontrar seu filho durante um passeio de carro em Los Angeles. Embora a afirmação tenha sido contestada por uma investigação do Washington Post , a afirmação foi amplamente compartilhada pelos muitos apoiadores de Musk.

O empresário sul-africano também alimenta esferas alternativas ao organizar e publicar coisas como os “Twitter Files”, uma série de revelações dos bastidores da rede social. As publicações serializadas são obcecadas pelos teóricos da conspiração trumpistas: as armadilhas da moderação do Twitter durante as eleições de 2020 nos EUA, a suspensão da conta de Trump após o ataque ao Capitólio, a ocultação de um caso envolvendo Hunter Biden, filho do presidente democrata, e as interações da plataforma com os serviços de inteligência dos EUA.

Entre exultação e espanto

Os teóricos da conspiração no Twitter não escondem a sua alegria. Aqueles cujas contas ou publicações foram apagadas pela antiga gestão estão a saborear a inversão do equilíbrio de poder. Na era de Musk, são agora os funcionários dos meios de comunicação de esquerda e as contas antifascistas, muitas vezes descritos como “terroristas”, que são bloqueados durante a noite.

Contudo, esse fascínio de admiração pelo novo proprietário do Twitter está sujeito a algumas limitações. Alguns, uma minoria, estão incomodados com o facto de o defensor da liberdade de expressão ser capaz de se contradizer ao banir contas de uma forma tão arbitrária como a gestão anterior.

A menos que, como alguns querem acreditar, seja realmente um movimento de xadrez brilhante demais para ser compreendido. Como a surpreendente enquete online lançada por Elon Musk em 20 de dezembro sobre seu futuro como chefe da plataforma, que posteriormente o levou a anunciar sua futura aposentadoria como CEO do Twitter. Os teóricos da conspiração mais criativos, como Kim DotCom, vêem-no como uma estratégia tortuosa para identificar os bots do “estado profundo” e melhor neutralizá-los. “Interessante”, respondeu Elon Musk mais uma vez.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes