Menu

Elon Musk ficou pra trás. China e Brasil perto de fechar aliança pra explorar o Vale do Lítio

No final de junho de 2023, durante um evento do setor de eletrificação em Las Vegas, Stu Crow, presidente da Lake Resources, alertou para um descompasso entre a demanda global por carros elétricos e a atual capacidade de produção de lítio. O metal, atualmente um dos mais usados do planeta na fabricação de componentes eletrônicos, […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Fábrica de reciclagem de baterias elétricas na China: lítio tornou-se componente valioso

No final de junho de 2023, durante um evento do setor de eletrificação em Las Vegas, Stu Crow, presidente da Lake Resources, alertou para um descompasso entre a demanda global por carros elétricos e a atual capacidade de produção de lítio. O metal, atualmente um dos mais usados do planeta na fabricação de componentes eletrônicos, é matéria-prima importante para as baterias de carros movidos por esse tipo de energia — não por acaso, o lítio também conhecido como “ouro branco” ou o “petróleo do século 21” devido a sua versatilidade.

De acordo com a Tupinambá Energia, as baterias de íons lítio são as mais comuns, principalmente porque possuem maior ciclo de vida e não demandam manutenções. Em parte, isso explica o movimento de empresas chinesas rumo à América do Sul, em especial a países como Brasil e Chile. O país andino é o maior produtor de lítio do mundo, responsável por 37,9% do volume, e junto com Argentina e Bolívia forma o chamado “Triângulo do Lítio”. Mas, no ranking de países, a Austrália vem em segundo lugar, com 36,5%, seguida por China, com 11,3%.

Os 5 metais preciosos mais usados pela indústria de tecnologia são:

Getty Images

Ouro

Reprodução

Platina

Reprodução

Paládio

Reprodução/Alchemist-hp (talk) (Own work, FAL)

Ródio

Reprodução

Irídio

O Brasil, de acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem 1,2% da produção global e vem ampliando esse percentual desde 2012. Ao anunciar, em julho, o interesse na compra da fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, Stella Li, vice-presidente da chinesa BYD, ressaltou a importância da região para a exploração do metal e ressaltou, inclusive, investimentos direcionados a esse fim. “Neste momento, temos uma equipe de engenharia na região, em especial no Chile, para estudos de viabilidade e seleção do local”, disse Stella. A BYD pretende investir quase US$ 300 milhões nesse projeto.

Lítio brasileiro

Mas e o Brasil? Em entrevista a Forbes Brasil, nesta terça-feira (15), na sede da companhia, em Shenzhen, na China, Stella também destacou o potencial do país em relação à matéria-prima. “Já identificamos, por exemplo, a capacidade de Minas Gerais em produzir o minério e também estamos considerando a viabilidade de contar com o Brasil neste sentido. Não só baseado em nossos esforços, mas também considerando parcerias locais”, disse a executiva.

Em maio deste ano, o Governo de Minas Gerais lançou o projeto Vale do Lítio. Direto de Nova York, especificamente na Nasdaq, Romeu Zema, governador do estado, apresentou o projeto econômico cujo objetivo é desenvolver cidades do Nordeste e Norte do estado em torno da cadeira produtiva do lítio. O Vale do Lítio reúne 14 municípios: Araçuaí, Capelinha, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Pedra Azul, Virgem da Lapa, Teófilo Otoni e Turmalina, no Nordeste de Minas, e Rubelita e Salinas, no Norte mineiro.

A chinesa BYD pretende construir uma fábrica em Camaçari e ampliar a presença na região

Leia também: Como Xi Jinping e Lula destruíram o sonho de Elon Musk de dominar o mercado brasileiro de carros elétricos

“O Vale do Lítio tem condições de ser um dos principais polos mundiais de fabricação e de desenvolvimento de tecnologias nesse setor. Estamos prontos para auxiliar os investidores com todas as informações disponíveis para que tragam seus projetos para Minas Gerais e aproveitem essa oportunidade de negócio”, disse o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, à Agência Minas na época do lançamento do projeto.

Elon Musk e o lítio sul-americano

A América do Sul, e não somente o Chile, mas outros países como Bolívia, já estiveram na mira de empresas como Tesla e Elon Musk. Em julho de 2022, quando visitou o Brasil, apesar de ter direcionado o foco para investimentos na Amazônia, o bilionário chamou a atenção pelo interesse da Tesla em reservas de lítio na região. Além disso, no passado, Musk já havia feito declarações polêmicas sobre a região.

Os Estados Unidos, em seu documento de estratégia de materiais críticos do Departamento de Energia, apontaram o lítio como a primeira dentre as 16 matérias-primas consideradas fundamentais para a transição energética.

*De Shenzhen, na China

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jefferson

11/04/2024 - 16h00

Porque? Porque o Elon Musk é um bilionário, conhecido por sua sagacidade, inteligência e perspicácia, e diferente dos marionetes da esquerda, pensa, tem opinião própria e não segue a corrente como vaca na fila do abate? Ou porque confronta com que transverte tiraria em democracia?

Michael

11/04/2024 - 12h43

Vcs deveriam dizer o que ele disse de polêmico sobre a região, o cara quer desestabilzar e dar golpe onde bem entender.

Nelson

09/04/2024 - 14h48

Elon Golpista, seu lugar é na CADEIA. #ForaElonMusk


Leia mais

Recentes

Recentes