Menu

Moldávia: o plano B da OTAN em caso de vitória da Rússia

A Moldávia poderá ser considerada como uma área de preparação para as forças dos EUA e da NATO na eventualidade de uma vitória russa e do desmembramento da Ucrânia. Por Stephen Bryen 5 de abril de 2024 Podem estar a formar-se grandes problemas na pequena Moldávia, que começa a parecer uma zona de paragem para […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Moldávia poderá ser considerada como uma área de preparação para as forças dos EUA e da NATO na eventualidade de uma vitória russa e do desmembramento da Ucrânia.

Por Stephen Bryen 5 de abril de 2024

Podem estar a formar-se grandes problemas na pequena Moldávia, que começa a parecer uma zona de paragem para a União Europeia compensar uma vitória russa na Ucrânia. Não é claro se esse plano, se for tentado, será bem sucedido. Mas a Moldávia não é o país mais estável do mundo, com a nação dividida entre elementos pró-UE e pró-russos.

As tropas americanas estão atualmente na Moldávia com os romenos, aparentemente para um exercício militar chamado JCET 2024 (Joint Command Exchange Training). O exercício teve início a 1 de abril e prolongar-se-á até 19 de abril.

De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa da Moldávia, “o objetivo do exercício é o treino conjunto e a troca de experiências entre as forças especiais moldavas, romenas e americanas, bem como aumentar o nível de interoperabilidade entre os contingentes participantes. Este ano, o evento contará também com a presença de representantes do Serviço de Proteção e Segurança do Estado [moldavo] e das Forças Especiais Pantera”.

Estes exercícios não são novos, mas assumem agora uma nova urgência devido à evolução da situação na vizinha Ucrânia.

Grupo de Diálogo Estratégico

Os EUA patrocinam o que designam por Diálogo Estratégico Moldávia-EUA em Chisinau, a capital da Moldávia. O diálogo centra-se em áreas de cooperação que incluem reformas do setor da justiça e da luta contra a corrupção, direitos humanos, promoção de um ambiente pluralista nos meios de comunicação social e políticas de comunicação social que respeitem os direitos para combater a desinformação, diversificação e resiliência energética, modernização e transformação da defesa, proteção civil, gestão de fronteiras, cibersegurança, combate às ameaças transfronteiriças, combate ao tráfico ilícito de armas e munições, combate à proliferação de armas de destruição maciça e materiais conexos, resposta humana às necessidades dos refugiados e expansão dos laços interpessoais.

Os Estados Unidos disponibilizaram quase 320 milhões de dólares em nova assistência econômica, de segurança e humanitária para ajudar a Moldávia. Esta assistência inclui 30 milhões de dólares em apoio orçamental não reembolsável, desembolsados em dezembro de 2022 para a aquisição de eletricidade. De acordo com o Departamento de Estado dos EUA:

Os Estados Unidos, trabalhando com o Congresso, também planeiam disponibilizar mais 300 milhões de dólares para assistência energética na Moldávia, a fim de responder às necessidades urgentes criadas pela guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e reforçar a resiliência e a segurança energética da Moldávia, incluindo mais 80 milhões de dólares em apoio orçamental para fazer face aos custos da energia e da eletricidade.

O objetivo do Serviço de Proteção e Segurança do Estado, que está separado do exército moldavo, é proteger os altos funcionários do governo.

Oficialmente, a Moldávia é suposto ser um país neutro. Fala-se em alterar a sua constituição para permitir a sua adesão a alianças militares e, potencialmente, à NATO. O treino conjunto com países estrangeiros (os EUA e a Romênia) parece violar as atuais disposições constitucionais de neutralidade.

A Romênia está interessada em desenvolver a sua relação militar com a Moldávia. Está pendente na Romênia legislação que lhe permite intervir fora do país. Essas ações não se limitariam às militares, podendo também envolver outros tipos de intervenções para combater ameaças híbridas. A nova lei centra-se na Moldávia e na Ucrânia.

A Romênia fornece 80-90% da energia da Moldávia. Construiu um gasoduto que liga Cisenau à Romênia, em grande parte financiado por subvenções e empréstimos da comunidade europeia. A Moldávia já não recebe gás da Rússia.

Segundo fontes romenas, há 600.000 cidadãos romenos na Moldávia (a maioria com cidadania híbrida). A Romênia está a posicionar-se para “proteger” os seus cidadãos moldavos em caso de conflito.

A Moldávia é o segundo país mais pobre da Europa, a seguir à Ucrânia. Em 2022, o rendimento per capita da Moldávia era de 5 688 dólares. O da Ucrânia era de 4 005 dólares (antes da guerra atual). A Europa de Leste tem um rendimento per capita de 11 855 dólares.

O território da Moldávia situa-se entre os rios Dniester e Prut, a área outrora conhecida como Bessarábia. A maioria da população é ortodoxa oriental.

Em tempos, existiu uma grande e próspera comunidade judaica no país. Chisinau, a capital da Moldávia, era 46% judia. No Reino da Romênia, durante o Holocausto, estima-se que tenham morrido entre 380 000 e 400 000 judeus nas zonas então controladas pela Romênia, incluindo a Bessarábia, a Bucovina e a Transniestria.

A Romênia ocupa o primeiro lugar entre os países que perpetraram o Holocausto, à exceção da Alemanha nazi. Atualmente, existem cerca de 15.000 judeus na Moldávia e na Transniestria.

Na Moldávia, o país está dividido em dois campos: o campo pró-UE, de um lado, e o campo pró-russo, do outro. Atualmente, o campo pró-UE está no poder.

Proibiu os partidos e organizações da oposição pró-russa e prendeu alguns dos seus líderes. Além disso, o partido no poder encerrou 13 canais de televisão e meios de comunicação social, alegando que estavam ligados à Rússia.

Até meados de março, o partido pró-UE não permitia que os candidatos da oposição concorressem às eleições locais ou nacionais.

Um caso ilustrativo é o da atual governadora eleita da região autônoma de Gagauz, Evghenia Gutsul. Gagauzia é uma entidade ortodoxa russa, de língua turca, situada no sudeste da Moldávia.

Gutsul era membro do partido Shor (ou Sor), um partido pró-russo que foi ilegalizado pelo atual governo. Não foi autorizada a candidatar-se a cargos públicos sob a bandeira do partido e foi acusada de ajudar a financiar ilegalmente o partido Shor. Decidiu então candidatar-se como “independente” e ganhou com facilidade. Gutsul é próxima de Moscou e do Presidente Vladimir Putin.

Evghenia Gutsul em visita à Rússia com Presidente Vladimir Putin em Moscou

Em março, o Supremo Tribunal da Moldávia decidiu que a ilegalização do partido Shor era ilegal.

Entretanto, outros países estão a interessar-se muito pela Moldávia. Um exemplo interessante: Os alemães estão a fornecer polícias para reforçar a fronteira com a Ucrânia. A Alemanha aderiu a um projeto patrocinado pela UE para “garantir a segurança” da Moldávia.

A polícia impede o contrabando, mas, segundo os relatórios, os críticos dizem que os esforços que estão a ser reforçados se destinam principalmente a impedir que os ucranianos escapem ao recrutamento e os devolvam à Ucrânia, onde enfrentam penas de prisão ou são lançados para as linhas da frente na luta contra a Rússia.

A forma como esta atividade se enquadra na legislação europeia em matéria de direitos humanos é uma questão em aberto.

A França também está a ativar unidades-chave da sua Legião Estrangeira – muitas das quais estão atualmente desempregadas depois de terem sido expulsas de alguns países africanos. De acordo com a imprensa, é provável que 1.500 soldados da Legião Estrangeira francesa sejam enviados para a Ucrânia ou para a Moldávia, em maio ou junho.

O Presidente francês Emmanuel Macron tem feito horas extraordinárias para tentar obter o apoio da NATO para a intervenção na Ucrânia.

Transniestria

A Transniestria é uma região separatista, oficialmente conhecida como República Moldava Pridnestroviana, que tem o seu próprio governo e forças armadas. Situa-se no lado oriental do rio Dnistria e a sua capital é Tiraspol. O Parlamento Europeu declarou que esta zona está sob ocupação russa.

Existe um contingente militar russo na Transniestria, mas é composto por apenas 1.500 soldados. Existe também um enorme depósito de munições russas, um assunto de grande interesse para os ucranianos, famintos de munições. O exército da Transniestria é composto por 5.000 efetivos no ativo e 16.000 reservistas. Grande parte do seu equipamento é antiquado.

Em comparação, a Moldávia tem um exército de 6.500 efetivos no ativo e 2.000 recrutas anuais. A Moldávia afirma ter uma força de reserva de 65.000 efetivos. Não se sabe até que ponto estes números são fiáveis.

Dia da Independência – Transniestria

Para que tropas estrangeiras pudessem atuar a partir da Moldávia em direção à Ucrânia, teriam de tomar o controlo da Transniestria ou, em alternativa, colocar forças militares na Gagauzia, o que provavelmente desencadearia uma guerra civil.
Importância estratégica

A Moldávia, por si só, não tem qualquer importância estratégica. No entanto, pode ser uma zona de paragem e um ponto de partida para uma estratégia que vise a cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, e, talvez, a Crimeia, anexada à Rússia.

O que parece estar a formar-se na Europa é uma espécie de Plano B – essencialmente, o que fazer se o exército ucraniano entrar em colapso. Especialistas europeus e alguns funcionários públicos estão cada vez mais a opinar que os dias da Ucrânia como entidade independente podem estar a chegar ao fim.

Os responsáveis russos estão a contribuir para o diálogo, dizendo que querem uma enorme zona tampão em qualquer acordo com a Ucrânia, um cordão sanitário para impedir que a NATO ameace o território e os interesses vitais russos.

Partindo do princípio de que as terríveis previsões de guerra se concretizam, uma futura Ucrânia poderia ser constituída por uma área russa anexada, um regime pró-russo em Kiev, uma zona tampão e a Ucrânia ocidental tomada pela Polônia, potencialmente cortada com alguns dos seus vizinhos.

No entanto, a NATO gostaria de ter um contrapeso para uma vitória russa. Isso poderia significar, para além do regresso da cidade ucraniana de Lviv à Polônia, uma tentativa de proteger Odessa e talvez ameaçar a Crimeia, que os russos consideram um território vital para a sua segurança e para a sua importância histórica.

A construção da Moldávia como zona de paragem parece, portanto, uma estratégia potencial emergente, o início de um Plano B. No entanto, há problemas na utilização da Moldávia como zona de paragem.

A sua política é muito instável e, se os russos intensificarem efetivamente os seus esforços nesse país, a facção pró-UE poderá enfrentar um futuro nebuloso. Isso poderia fazer com que a Moldávia deixasse de ser um ponto de paragem da UE.

Em alternativa, a UE, através da Romênia e de outros países, poderá enviar tropas para proteger o regime pró-UE atualmente no poder, o que poderá conduzir a um conflito interno e sangrento.

Stephen Bryen foi diretor da Subcomissão do Próximo Oriente da Comissão de Relações Externas do Senado dos EUA e deputado da Subcomissão de Relações Externas do Senado dos EUA.

Artigo original em inglês aqui.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes