Menu

Já sob controle de Elon Musk, ex-twitter foi acusado de ajudar Arábia Saudita a violar direitos humanos

Conhecida como Twitter, a plataforma social X foi formalmente processada em um tribunal civil nos Estados Unidos na última segunda-feira, dia 4, sob a acusação de facilitar violações de direitos humanos na Arábia Saudita. Segundo a denúncia, o governo saudita teve acesso a dados privados de usuários da rede de maneira mais frequente do que […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Shutterstock

Conhecida como Twitter, a plataforma social X foi formalmente processada em um tribunal civil nos Estados Unidos na última segunda-feira, dia 4, sob a acusação de facilitar violações de direitos humanos na Arábia Saudita. Segundo a denúncia, o governo saudita teve acesso a dados privados de usuários da rede de maneira mais frequente do que em nações como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Alega-se no processo que a infiltração da rede por três agentes sauditas, identificados como Ali Alzabarah, Ahmad Abouammo e Ahmed Almutairi, fundamenta as acusações. Destes, dois fingiram ser empregados da antiga plataforma Twitter entre 2014 e 2015. Tal infiltração teria permitido às autoridades sauditas identificar milhares de usuários anônimos, usando esses dados sensíveis para, supostamente, torturar e prender ativistas.

Entre os indivíduos capturados encontra-se Abdulrahman, um ativista humanitário que foi sequestrado e posteriormente sentenciado a 20 anos de reclusão. A irmã de Abdulrahman, Areej al-Sadhan, encabeça a acusação e afirma que o Twitter negligenciou diversos avisos sobre o vazamento de dados e vulnerabilidades de segurança.

O litígio também sugere que a organização de mídia social teria privilegiado os interesses do governo saudita, visando fortalecer laços econômicos com a nação, que é um de seus principais patrocinadores financeiros. Afirmam que o Twitter cedeu às demandas sauditas para acesso a informações confidenciais “com uma frequência significativamente mais elevada” do que fez com outros países, como Canadá, Reino Unido, Austrália e Espanha, durante o ano de 2015.

De acordo com as alegações apresentadas no processo, o governo saudita teria emitido pedidos de divulgação de emergência (Emergency Disclosure Requests – EDRs) à plataforma, com o intuito de identificar críticos ao regime. Quando as identidades eram confirmadas, as informações fornecidas pelo Twitter eram usadas nos tribunais contra os opositores. O documento legal afirma que a maioria desses EDRs eram atendidos em menos de 24 horas.

Os documentos do caso também expõem como a rede social anteriormente causou transtornos ao governo saudita em 2013, quando foi amplamente adotada por movimentos democráticos durante a Primavera Árabe, uma série de levantes antitotalitários que emergiu no Norte da África e no Oriente Médio.

Em 2014, Ahmad Abouammo teria começado a transferir informações sigilosas de usuários do Twitter para a Arábia Saudita. Atualmente, ele é classificado como um fugitivo pelo FBI, juntamente com Alzabarah e Almutairi. O processo sustenta que Saud al-Qahtani, um conselheiro próximo de Mohammed bin Salman, teria recebido uma comunicação de Abouammo através da plataforma, prometendo que, de maneira proativa e reativa, eles erradicariam “o mal”.

Na semana passada, o time jurídico de Al-Sadhan adicionou novas acusações ao processo contra a plataforma, que estava sob a liderança de Jack Dorsey durante o período dos alegados delitos. A atualização do processo argumenta que o Twitter tinha total consciência “da campanha maligna” conduzida pelas autoridades sauditas.

“O Twitter estava ciente desta mensagem – enviada descaradamente em sua própria plataforma – ou a ignorou deliberadamente”, destaca o processo revisado.

Com informações da Veja.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes