Menu

“Lítio é o novo petróleo”, diz Elon Musk, que está de olho nas reservas da América do Sul

Elon Musk e Tesla inauguraram no verão do ano passado uma enorme refinaria de lítio no Texas, tendo investido cerca de US$ 365 milhões na planta com planos de contratar cerca de 165 funcionários em tempo integral. Desse esforço, Musk chamou a refinaria de “máquina de imprimir dinheiro”. O homem mais rico do mundo e […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Por Kanijoman, sob CC BY 2.0, em Flickr

Elon Musk e Tesla inauguraram no verão do ano passado uma enorme refinaria de lítio no Texas, tendo investido cerca de US$ 365 milhões na planta com planos de contratar cerca de 165 funcionários em tempo integral. Desse esforço, Musk chamou a refinaria de “máquina de imprimir dinheiro”.

O homem mais rico do mundo e a sua empresa apostam que a refinaria produz metal suficiente para baterias de veículos eléctricos (EV) para construir 1 milhão de EV até ao próximo ano… o que a marcaria como o maior processador norte-americano do material.

A medida surge depois de Musk se ter referido apropriadamente às baterias de lítio como “o novo petróleo”, especialmente no momento em que ele e Tesla exploram uma parte dos EUA famosa pela sua riqueza em ouro negro.

“O refino de lítio está em alta demanda”, observou o site de investimentos The Motley Fool . “A Tesla tem trabalhado duro para colocar sua refinaria de lítio em funcionamento, e o hidróxido de lítio que ela produzirá será usado como componente nas células de bateria fabricadas na Gigafactory da Tesla. No início deste ano, a empresa revelou que estava expandindo suas instalações em Nevada para incluir uma fábrica de células 4680 de 100 GWh, que será capaz de produzir baterias suficientes para equipar cerca de 1,5 milhão de EVs leves a cada ano.Relatórios adicionais sugerem que a Tesla tem como meta 500 GWh no longo prazo, embora a empresa ainda tenha para fornecer um cronograma para a capacidade adicional.”

A produção já está adiantada.

Lítio: Origens e Extração

O lítio, elemento fundamental no mundo moderno, tem imensa importância como commodity. Suas aplicações versáteis abrangem vários setores, desde armazenamento de energia até produtos farmacêuticos. Explorar as origens do lítio, as suas diversas utilizações e as complexidades da sua negociação de futuros, particularmente no contexto dos RWA, esclarece a sua importância na definição do nosso futuro.

O lítio é predominantemente proveniente de dois tipos principais de depósitos: salmoura e rocha dura. Os depósitos de salmoura, encontrados principalmente em regiões como Chile, Argentina e Bolívia, envolvem a extração de salmoura rica em lítio de reservatórios subterrâneos. Por outro lado, a mineração de rochas duras, predominante em países como Austrália e Canadá, envolve a extração de minerais de lítio de minérios de pegmatita.

O processo de extração normalmente envolve uma combinação de técnicas como evaporação, precipitação e processamento químico para isolar compostos de lítio. Considerações ambientais, como o uso de água e descargas químicas, são fatores essenciais para garantir práticas sustentáveis ​​de extração de lítio.

Usos do lítio

A utilidade do lítio estende-se a vários setores, tornando-o um produto indispensável na indústria moderna.

Armazenamento de energia:
As baterias de íons de lítio alimentam uma infinidade de dispositivos, de smartphones a veículos elétricos, devido à sua alta densidade de energia e natureza recarregável.
Produtos farmacêuticos: Os compostos de lítio são utilizados em medicamentos estabilizadores do humor, desempenhando um papel vital no tratamento de doenças como o transtorno bipolar.
Aplicações Industriais: O lítio encontra aplicações na fabricação de cerâmica, lubrificantes e vidro, mostrando sua versatilidade em diferentes setores.

Negociação de Futuros de Lítio e RWAs

A negociação de futuros de lítio funciona no âmbito das bolsas de mercadorias, permitindo aos participantes no mercado protegerem-se contra a volatilidade dos preços e gerirem o risco de forma eficaz. Os RWAs, um subconjunto de negociações de futuros, concentram-se especificamente em commodities relevantes para tecnologias de energia renovável.

No contexto dos RWAs, o lítio assume particular importância devido ao seu papel integral nas soluções de armazenamento de energia renovável. À medida que a procura por fontes de energia renováveis ​​continua a aumentar, aumenta também a necessidade de sistemas eficientes de armazenamento de energia, predominantemente alimentados por baterias de iões de lítio.

Os investidores e partes interessadas em projetos de energias renováveis ​​utilizam frequentemente RWA ligados a contratos futuros de lítio para mitigar os riscos de preços associados à aquisição de lítio. Estes contratos especificam a quantidade e a qualidade do lítio a ser entregue numa data futura a um preço pré-acordado, proporcionando estabilidade e previsibilidade nos custos de aquisição.

Pilar

O lítio é uma commodity fundamental que impulsiona a inovação e a sustentabilidade na indústria moderna. As suas diversas aplicações, juntamente com o seu papel fundamental no armazenamento de energia renovável, sublinham a sua importância na definição do futuro da energia e da tecnologia.

Compreender os meandros da extracção, utilização e negociação de futuros de lítio, particularmente no contexto dos RWA, é essencial para as partes interessadas que procuram navegar no cenário dinâmico dos mercados de energias renováveis. À medida que continuamos a adotar soluções de energia renovável, o papel do lítio como um produto vital deverá tornar-se ainda mais pronunciado nos próximos anos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes