Menu

Padilha lança campanha por cinturão petista em São Paulo

Na noite desta sexta-feira (12), Alexandre Padilha (PT), ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais (SRI), esteve na cidade de Carapicuíba (SP) para um jantar a convite do ex-prefeito da cidade, Sergio Ribeiro (PT), que está em pré-campanha para a prefeitura local. No entanto, o evento extrapolou os limites do município e expôs objetivos muito maiores […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na noite desta sexta-feira (12), Alexandre Padilha (PT), ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais (SRI), esteve na cidade de Carapicuíba (SP) para um jantar a convite do ex-prefeito da cidade, Sergio Ribeiro (PT), que está em pré-campanha para a prefeitura local. No entanto, o evento extrapolou os limites do município e expôs objetivos muito maiores do partido e até mesmo do Palácio do Planalto em São Paulo.

Padilha chegou ao evento às 20h20 e permaneceu na entrada do local por mais de 15 minutos, tirando fotos e cumprimentando o público que o recebeu de maneira entusiasmada. Chegou inclusive a conversar com membros do movimento “Evangélicos de Esquerda”. Durante sua entrada, militantes expressaram ao ministro o desejo de “acabar com o Lira”, gritos que foram recebidos positivamente por Padilha, que sorria e levantava o polegar em sinal de concordância.

Durante o evento, Padilha ressaltou a importância da região para o Partido dos Trabalhadores. A ocasião contou com a presença de políticos e pré-candidatos das cidades de Cotia, Osasco, Barueri e Embu das Artes.

Conhecida como microrregião de Osasco, o enclave reúne as cidades de Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Santana de Parnaíba, Jandira, Itapevi, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Embu das Artes, sendo considerada uma espécie de “fortaleza petista” no estado de São Paulo durante os primeiros mandatos do presidente Lula.

A região é vista como importante para o partido retomar a relevância no estado, tendo Carapicuíba como um dos principais objetivos ao lado de Embu das Artes. Por isso, Padilha anunciou a criação de um Instituto Federal na cidade e afirmou que institutos semelhantes serão estabelecidos nas demais cidades da região, como Osasco e Cotia, além de mencionar outras realizações petistas em Carapicuíba.

A palavra “região” foi uma constante no discurso do ministro, que enfatizou sua importância e expressou agradecimentos. Ele chegou a afirmar que nessas eleições o partido irá “pintar de vermelho” as prefeituras e Câmaras municipais.

Padilha também aproveitou para criticar o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao mencionar os investimentos internacionais trazidos por Lula, o ministro destacou que, ao contrário do mandatário anterior, o atual presidente viaja ao exterior para gerar empregos e negócios, não para praticar contrabando de joias.

Estão previstos mais encontros e jantares com ministros do governo e líderes do partido nos próximos meses, todos com o objetivo de prestigiar os pré-candidatos e políticos petistas ou alinhados ao petismo na região. Segundo fontes, o próximo evento será com a deputada federal Gleisi Hoffman, presidente do partido.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ligeiro

13/04/2024 - 22h07

O PT nos anos 2000 tinha boas chances na região, só que infelizmente o domínio de “famílias políticas” (como os Furlan em Barueri e os Caramez em Itapevi) dificultaram muito as atuações políticas no Oeste da RMSP. Fora que por um tempo algumas cidades foram PT entre 2000 e 2020, e as experiências infelizmente não foram das melhores (não teve tanta atuação social quanto deveria e nem muita em infraestrutura, ficando algo tipo “arroz com feijão”).

Torço por candidaturas progressistas na região para quebrar esta hegemonia e corrigir algumas distorções, dado que o número de empresas nas cidades não reflete em retornos de infraestrutura como se deve, muitas vezes só feito algo maquiado ou mal feito. Barueri mesmo, com as obras da Rod. Castelo Branco, poderia ter tomado uma atitude diferente e não liberado as obras, dado que infelizmente só reflete em mais faixas de automóveis, o que significa mais trânsito e problemas. E detalhe que Barueri não tem terminal rodoviário de longa distância, diferente de Osasco que teve um na época de mandatos progressistas (que só teve o vacilo do prédio novo da prefeitura… ).

Atenção também à Santana de Parnaíba e seus políticos. Dado que a cidade contém parte de Alphaville/Tamboré (a outra está com Barueri), sempre há risco de políticos de direita dominarem tal região. Um esforço para ser feito seria ater-se a projetos que poderiam ser feito em curto prazo para atender a mobilidade urbana (Corredores de ônibus, alguns já planejados pela EMTU e não executados). A região está tomada por automóveis e deveria ter uma atenção maior na mobilidade urbana. Projetos de governo que possam ser feitos em curto prazo para municípios entrarem em sinergia e prepararem o campo para futuros governos estatuais progressistas poderia ser uma boa, diga-se.


Leia mais

Recentes

Recentes