Menu

Google quer liberar imigração para profissionais em IA e Cibersegurança

O Departamento de Trabalho dos EUA possui um processo de certificação de trabalho para a contratação permanente de trabalhadores estrangeiros, que identifica ocupações com escassez de trabalhadores americanos disponíveis. Essa identificação permite que empregadores preencham essas vagas com trabalhadores estrangeiros sem necessidade de uma certificação adicional. Esse processo é conhecido como “Tabela A”. Atualmente, a […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reuters

O Departamento de Trabalho dos EUA possui um processo de certificação de trabalho para a contratação permanente de trabalhadores estrangeiros, que identifica ocupações com escassez de trabalhadores americanos disponíveis. Essa identificação permite que empregadores preencham essas vagas com trabalhadores estrangeiros sem necessidade de uma certificação adicional. Esse processo é conhecido como “Tabela A”.

Atualmente, a Tabela A inclui fisioterapeutas, enfermeiros e imigrantes com habilidades excepcionais nas ciências ou nas artes, incluindo professores universitários. Profissionais listados na Tabela A geralmente têm um caminho facilitado para receber o Green Card nos Estados Unidos. Como essas ocupações são reconhecidas como tendo escassez de mão de obra local, foram pré-certificadas e os empregadores não necessitam passar pelo longo processo de certificação para provar que não há trabalhadores americanos disponíveis para preencher essas vagas.

Para especialistas em tecnologia como inteligência artificial e segurança cibernética interessados em imigrar para os EUA, existem vários vistos de imigrante disponíveis, variando se necessitam ou não de um patrocinador. Os vistos EB-2 e EB-3 servem para quem tem uma oferta de emprego nos EUA, necessitando de patrocínio de um empregador. Essa é a opção para a qual o Google propôs alterações, visando o reconhecimento da escassez desses profissionais nos EUA e a simplificação do processo de contratação de imigrantes qualificados.

Por outro lado, o visto EB-1 para indivíduos com habilidades extraordinárias e o EB-2 com National Interest Waiver (NIW) são opções que não requerem patrocinador. No EB-1, é necessário demonstrar reconhecimento significativo na área de especialização, enquanto no EB-2 com NIW, deve-se provar que o trabalho do candidato tem impacto nacional significativo nos EUA, dispensando tanto a oferta de emprego quanto o patrocinador.

De acordo com a ferramenta CyberSeek, há atualmente quase 450 mil vagas abertas apenas para profissionais de segurança cibernética nos Estados Unidos. Especificamente no campo da cibersegurança, a oferta de trabalhadores é suficiente para preencher apenas 82% das vagas demandadas pelos empregadores. Isso indica um déficit significativo de 18%, mostrando que ainda há uma grande necessidade de profissionais qualificados para atender à demanda existente no mercado.

O Dr. Murtaz considera que é importante revisar a Tabela A para refletir as condições atuais do mercado de trabalho americano. Desde a última atualização em 2004, muitas mudanças ocorreram, especialmente no setor de TI, que cresceu substancialmente devido à maior informatização e à constante falta de profissionais qualificados nos Estados Unidos para atender à crescente demanda. Agilizar o processo para esses profissionais pode trazer benefícios significativos para os Estados Unidos e para as empresas americanas.

Se houver interesse em discorrer sobre a pauta, nosso especialista, Murtaz Navsariwala, está à disposição para conceder entrevistas.

Por Murtaz Navsariwala – Advogado especialista em imigração para os EUA

Baseado em Illinois (EUA), onde é membro da Ordem dos Advogados, da American Immigration Lawyers Association e da American Bar Association, Murtaz Navsariwala é advogado especialista em imigração para os Estados Unidos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes