Menu

Projeto de Lei propõe marechal Lott como herói da pátria

Projeto de Lei, que inscreve o nome do marechal Lott no livro dos heróis e heroínas da pátria, segue parado na CCJ devido a força do bolsonarismo no legislativo que tenta sabotar as politicas de Memoria, Verdade e Justiça. Por Bruno Falci, jornalista, historiador e militante dos Filhos e Netos por Memoria, Verdade e Justiça […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto retirada do livro "Marechal Henrique Lott", do major Joffre Gomes da Costa, publicado em 1960 para a campanha presidencial de Lott.

Projeto de Lei, que inscreve o nome do marechal Lott no livro dos heróis e heroínas da pátria, segue parado na CCJ devido a força do bolsonarismo no legislativo que tenta sabotar as politicas de Memoria, Verdade e Justiça.

Por Bruno Falci, jornalista, historiador e militante dos Filhos e Netos por Memoria, Verdade e Justiça

No último dia 20 de maio, o Projeto de Lei 4409/2023 (PL 4409/23) chegou à Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC). O PL 4409/23 propõe a inscrição o nome do marechal Henrique Batista Duffles Teixeira Lott no livro de heróis e heroínas da pátria. No dia 15 de maio, foi aprovado na Comissão de Cultura da Câmara a proposição do Projeto de Lei 4409, do deputado Alfredinho do PT, que insere o nome do Marechal Henrique Teixeira Lott no Livro.

O marechal Lott foi um militar legalista, que garantiu a posse dos eleitos Juscelino Kubitschek e João Goulart, nas eleições presidenciais de 1955. Após derrubarem Getulio Vargas, as forças reacionárias brasileiras não queriam que políticos comprometidos com o desenvolvimento econômico do país e com a justiça social voltassem tão rapidamente à presidência da República.

Com esse objetivo, as forças reacionárias se articularam novamente para impedir a posse de Juscelino Kubitschek e de João Goulart, após a vitória da chapa JK-Jango nas eleições de outubro 1955. Como ministro da Guerra, Lott se insurgiu contra a trama golpista, garantindo a posse dos eleitos a partir de um contragolpe preventivo.

O PL 4409/23 é de autoria do deputado federal Alfredinho (PT-SP). Já aprovado na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados no último dia 15 de maio, o PL 4409/23 se encontra parado na CCJC desde a sua chegada nessa comissão no dia 20 de maio.

No momento, a CCJC é presidida pela deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC), comprometida com o atraso político, econômico e social do Brasil. Por essa razão, o PL 4409/23 não consegue avançar na CCJC.

Depois de aprovado na CCJC, o PL 4409/23 será encaminhado ao Senado.

Filme sobre o Marechal Lott

Um filme será produzido a partir deste ano de 2024 que contará a historia do Marechal e herói da democracia e do povo brasileiro. A produtora Scriptonita Films comprou os direitos do livro “O soldado absoluto – Uma biografia do marechal Lott”, publicado pelo jornalista Wagner William em 2005.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes