A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, anunciou o lançamento da campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher” visando mobilizar a sociedade no combate ao feminicídio.
Durante a entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra revelou que no Brasil são expedidas três medidas protetivas por minuto, totalizando cerca de 400 mil por ano.
A campanha busca envolver diferentes setores da sociedade, incluindo empresas, grupos femininos, e clubes de futebol, com o objetivo de conscientizar especialmente o público masculino sobre a gravidade deste crime. “O crime de feminicídio é um crime evitável… Estamos fazendo articulações porque queremos falar com os homens.
O espaço do esporte é muito importante para que os clubes se mobilizem e passem mensagens para evitar a agressão e o abuso contra as mulheres”, explicou Gonçalves.
Em um chamado à ação, a ministra reforçou a importância das denúncias em casos de violência, destacando o serviço Ligue 180, que permite denúncias anônimas e oferece orientação e informação às mulheres. Ela também lembrou que, em situações de emergência, o número 190 deve ser acionado para resposta policial imediata.
A iniciativa coincide com a celebração dos 18 anos da Lei Maria da Penha, um marco legal na proteção das mulheres contra a violência doméstica no Brasil. Gonçalves fez um apelo direto à população: “Você que está nos ouvindo, você que está em casa também nos ajude.
A sua fala, o seu posicionamento vai fazer com que a gente de fato acabe com a violência contra as mulheres. Nós precisamos também dos homens. Nós precisamos que os homens digam para outros homens que a violência contra a mulher é crime”.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!