Menu

Hugo Calderano é impedido de entrar nos EUA por ter participado de torneio em Cuba

O mesa-tenista Hugo Calderano, primeiro campeão mundial nascido nas Américas, foi barrado de entrar nos Estados Unidos para jogar o torneio WTT Grand Smash. O motivo da imigração estadunidense não aprovar seu acesso ao país foi uma viagem que ele fez a Cuba em 2023 para participar do Campeonato Pan-Americano e das classificatórias dos Jogos […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Hugo Calderano em jogo na Eslovênia (foto: World Table Tennis)

O mesa-tenista Hugo Calderano, primeiro campeão mundial nascido nas Américas, foi barrado de entrar nos Estados Unidos para jogar o torneio WTT Grand Smash. O motivo da imigração estadunidense não aprovar seu acesso ao país foi uma viagem que ele fez a Cuba em 2023 para participar do Campeonato Pan-Americano e das classificatórias dos Jogos Olímpicos de Paris.

Esse impedimento, que pode parecer absurdo, é resultado das medidas de endurecimento do sistema de imigração e entrada nos EUA iniciados por Joe Biden e aprofundadas na administração de Trump. Sob a alegação de combater o terrorismo e a infiltração de “inimigos de estado” nos Estados Unidos, milhares de pessoas de países não alinhados com o ocidente, como Irã ou Coreia do Norte, necessitam de visto especial.

O brasileiro, que tem cidadania portuguesa, planejava entrar nos EUA por meio do ESTA (Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem), disponível para cidadãos da União Europeia, que não necessitam de visto. Agora, qualquer afiliação ou mera passagem em Cuba torna uma pessoa inelegivel a usar esse sistema. Calderano descobriu isso por meio de autoridades estadunidenses no seu desembarque no país.

Em comunicado no seu site, ele afirmou: “Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil”

“É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, completou.

, , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP, apaixonado por São Paulo e tudo correlato à maior metrópole do hemisfério sul. Especialista em padarias e cafés, escreve principalmente sobre política e meio ambiente. Às vezes se arrisca no futebol. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes