Congressistas ocupam Mesa do Senado em protesto a favor de Bolsonaro

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Na tarde desta terça-feira, senadores e deputados bolsonaristas ocuparam a Mesa Diretora do plenário do Senado exigindo uma “resposta” da Casa em relação à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O objetivo do ato é obstruir qualquer trabalho na Casa até que as suas exigências sejam cumpridas. Estão sentados na Mesa do plenário os senadores Damares Alves (Republicanos-DF), Jorge Seif (PL-SC), Jaime Bagattoli (PL-SC), Izalci Lucas (PL-DF), Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES).

Outra exigência do grupo é o que Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chamou hoje de “pacote da paz”. Uma das medidas do pacote é a anistia aos condenados pela tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, o que deixaria Bolsonaro elegível de novo.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que os deputados federais bolsonaristas também pretendem ocupar a Mesa Diretora da Câmara nesta terça-feira, quando o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) passará o dia fora de Brasília. O vice-presidente da Casa já anunciou hoje que irá colocar na pauta a anistia quando chegar à presidência.

Todas essas ações fazem parte de uma ofensiva bolsonarista planejada para acontecer depois do recesso de julho, começando nesta segunda-feira (4). O objetivo da oposição do presidente Lula é conquistar pautas importantes para sua base que estão há tempo travadas no Legislativo.

Lucas Allabi: Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.