Menu

Quaest: Maioria considera justa a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

A maioria dos brasileiros avalia como justa a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). É o que mostra pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (25). Resultados da pesquisa Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados consideram a medida adequada, enquanto 39% avaliam como injusta. Outros […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR

A maioria dos brasileiros avalia como justa a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). É o que mostra pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (25).

Resultados da pesquisa

Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados consideram a medida adequada, enquanto 39% avaliam como injusta. Outros 6% não souberam ou preferiram não responder.

A sondagem ouviu 2.004 pessoas entre 13 e 17 de agosto, em entrevistas presenciais em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Contexto da decisão

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, após Moraes apontar descumprimento reiterado de medidas cautelares.

O ministro destacou que o ex-presidente teria utilizado chamadas de vídeo para participar de manifestações, o que violaria a restrição ao uso de telefone celular, tanto de forma direta quanto por intermédio de terceiros.

Repercussão política

A decisão de Moraes tem repercussões em dois planos:

Judicial: reforça o entendimento do STF de que Bolsonaro descumpriu restrições impostas no âmbito das investigações sobre sua conduta após a derrota eleitoral de 2022.

Político: o levantamento indica que, apesar da polarização, há apoio majoritário da população à medida restritiva, o que pode influenciar o debate público e os desdobramentos no Supremo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes