Menu

STF promete barrar possível indulto a Bolsonaro articulado por Tarcísio

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para barrar o indulto ou anistia a Jair Bolsonaro (PL) que está sendo articulado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) com seus aliados do Centrão no Legislativo. Ministros ouvidos pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, já afirmaram que a possibilidade de um perdão a Bolsonaro é […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Gustavo Moreno/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para barrar o indulto ou anistia a Jair Bolsonaro (PL) que está sendo articulado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) com seus aliados do Centrão no Legislativo.

Ministros ouvidos pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, já afirmaram que a possibilidade de um perdão a Bolsonaro é nula. No entendimento da maioria da Corte, crimes contra o Estado Democrático de Direito, pelos quais Bolsonaro é julgado, são imperdoáveis pela Constituição.

Esse entendimento já havia sido explicitado pelo STF no julgamento que anulou o indulto ao deputado federal Daniel Silveira, que tinha sido perdoado pelo próprio Bolsonaro em 2022. Ele foi julgado pela Corte em 2022 por incitação à abolição do Estado Democrático de Direito e recebeu a pena de 8 anos e nove meses de prisão.

Ou seja, caso o Congresso e o Senado aprovarem um perdão a Bolsonaro após seu julgamento, como Tarcísio planeja, o STF derrubará prontamente a medida, com pelo menos 6 votos dos 11 Ministros.

, , , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes