Menu

O tabuleiro eleitoral da Região dos Lagos ganha novos jogadores

Enquanto Cláudio Castro e Flávio Bolsonaro consolidam presença, Bacellar vê seu protagonismo minguar e abre espaço para novas lideranças locais Para as Eleições de 2026, os quadros estão se desenhando na Região dos Lagos (RJ) e trazendo diversas alianças. Os prefeitos e lideranças de municípios como Cabo Frio, Saquarema, Arraial do Cabo, Araruama, Iguaba Grande […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O prefeito Marcelo Magno desponta como articulador regional, reunindo lideranças e costurando um consórcio de cidades em torno de projetos comuns / Reprodução

Enquanto Cláudio Castro e Flávio Bolsonaro consolidam presença, Bacellar vê seu protagonismo minguar e abre espaço para novas lideranças locais


Para as Eleições de 2026, os quadros estão se desenhando na Região dos Lagos (RJ) e trazendo diversas alianças. Os prefeitos e lideranças de municípios como Cabo Frio, Saquarema, Arraial do Cabo, Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, têm apresentado movimentações estratégicas e cooperativas importantes, visando fortalecer suas redes políticas e talvez abrir caminhos para possíveis candidaturas em 2026. Isso se mostrou a partir de um encontro informal, porém estratégico, promovido pelo prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), em fevereiro deste ano.

O encontro contou com a presença dos prefeitos dessas cidades citadas, como  Fabinho de Oliveira (Cidadania).  Fábio do Pastel (PL).  Dr. Serginho (PL) e  Daniela Soares (PL), que foi eleita pelo MDB porém, em março deste ano, trocou de partido e em junho tornou-se presidente do diretório municipal do PL, em Araruama. 

Além dos prefeitos, O vice-prefeito de Arraial do Cabo, Diogo Silveira (PL), o secretário de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Urbano e Trabalho de Iguaba, Vantoil Martins (Cidadania) – ex-prefeito de Iguaba Grande que foi eleito em 2020 pelo Cidadania.

O ex-vice-governador do Rio de Janeiro Thiago Pampolha (MDB) também estava presente nesse encontro. Ele renunciou ao cargo em maio deste ano para se tornar conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), assim, abrindo caminho para que Rodrigo Bacellar (União), presidente da ALERJ, passe a ser o primeiro na linha sucessória de Cláudio Castro (PL), o atual Governador do estado do Rio de Janeiro.

Em suas redes sociais, Marcelo Magno (PL) falou sobre o propósito do encontro, “Tivemos a oportunidade de aproveitar um momento de lazer, mas também de diálogo sobre o futuro das nossas cidades!”. Este evento chamou atenção por trazer especulações sobre um possível nome desse grupo para a disputa eleitoral de 2026 para a Alerj, com Vantoil Martins (Cidadania) sendo um dos cotados. A hipótese se prova verdadeira em julho deste ano, quando Vantoil oficializou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Cidadania, junto com Thiago Moura (Cidadania), que é secretário de turismo e vereador licenciado de Araruama. O partido Cidadania parece se movimentar para ocupar um espaço cada vez mais relevante na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), segundo o presidente do diretório municipal do Cidadania em Araruama, Paulo Mazzei (Cidadania), a expectativa é de eleger pelo menos três deputados estaduais.

No geral, as articulações mais influentes na região têm partido diretamente do governador Cláudio Castro (PL) e do senador Flávio Bolsonaro (PL), que assumiram o controle das agendas políticas locais a partir de ações políticas, eventos e apoio eleitoral – no caso de Flávio –, e investimentos de Cláudio Castro, como inaugurações e projetos.

Já Rodrigo Bacellar (União), tem perdido protagonismo local devido a problemas estruturais com sua base de apoio em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, refletindo indiretamente em outras regiões do estado como um todo. Enquanto isso, o atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), vem dialogando com diversas lideranças da Região dos Lagos, embora ainda não tenha obtido resultados concretos para consolidar sua pré-candidatura ao governo do estado em 2026.

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), é um dos atores que está à frente da mobilização que visa criar um consórcio envolvendo 10 municípios da Baixada Litorânea e Região dos Lagos – incluindo, Armação de Búzios, Saquarema, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim, além dos já citados – com foco no desenvolvimento econômico e integração regional. Esta iniciativa está em curso desde abril desse ano, depois de uma visita a Campos dos Goytacazes para conhecer o trabalho do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), e mostra como Magno tem uma postura de articulador político regional com grande apelo eleitoral e com capacidade de influenciar destinações de apoio a candidaturas para a Alerj ou até federais, dialogando mais com Cláudio Castro (PL) e Flávio Bolsonaro (PL). Com isso, Arraial do Cabo passa a se consolidar como um pólo importante nas articulações eleitorais da região. 

Dos principais nomes da região que são ou foram deputados, temos Gutemberg Reis (MDB), que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Região dos Lagos na Câmara e é irmão de Washington Reis (MDB),, e Dr. Serginho (PL), que já foi um dos mais votados da Alerj na Região dos Lagos assumindo papel relevante localmente e agora como prefeito de Cabo Frio.

Desde o início de sua gestão, Dr. Serginho (PL) atua diretamente junto à população e adota uma comunicação ativa nas redes sociais, reforçando sua imagem de gestor presente e operante. Durante sua campanha em 2024, ele consolidou uma ampla coligação “Cabo Frio Vai Melhorar!” que envolve 14 partidos.  Esses fatores podem servir como base política sólida para eventuais escaladas políticas, mesmo que por enquanto não haja relatos públicos claros sobre suas intenções eleitorais para 2026.

Ele contou com o apoio de Rodrigo Bacellar e a liberação de recursos emergenciais para o município nas obras de revitalização do centro de Cabo Frio. Bacellar agradeceu o apoio de parlamentares e vereadores e elogiou a gestão de Serginho, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com os municípios do interior. Contudo, essa parceria tem perdido sua força dado esse enfraquecimento de Bacellar na região.

As movimentações políticas que vem acontecendo na Região dos Lagos, revelam um esforço de unir seus principais municípios e projetá-los no escopo estadual, a partir de nomes conhecidos por suas atuações públicas e pelos históricos de resultados expressivos em suas regiões.


Por Niara Melo Retana, graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) e pesquisadora do Laboratório de Partidos Eleições e Política Comparada (Lappcom) nos projetos Mulheres Eleitas, Cartpol e Política Local.

Leia também:
Angra dos Reis mergulha em velhas alianças políticas nas eleições de 2026
China prepara nova onda de financiamento de empresas russas de energia
Estados Unidos cedem e evitam novo desgaste com o Brasil

, , , , , , , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes