O presidente Lula participou neste domingo (28) da Corrida e Caminhada em comemoração aos 95 anos do MEC, evento que mobilizou cerca de 6 mil pessoas entre terceirizados, funcionários do Ministério da Educação e corredores amadores em percursos de 3, 5 e 10 km.
A largada ocorreu em frente à sede do MEC, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e Lula percorreu uma das rotas (de 3 km) ao lado da primeira-dama Janja, fazendo pausas ao longo do trajeto.
Durante pronunciamento em vídeo no evento, ele afirmou que “essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil”, ressaltando a importância da educação “da creche à universidade” para promover autonomia nacional. Ao final da prova, dedicou a medalha a professores, servidores e trabalhadores da educação, ressaltando os desafios enfrentados pelo país no passado, como os elevados índices de analfabetismo e deficiências nos níveis básicos de ensino.
Sem citar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula fez críticas aos tradicionais passeios de moto associados ao adversário: “Aqui não tem motociata, não tem pornochanchada — tem caminhada de educadores”.