O ex-presidente da Caixa Econômica Federal Nelson Antônio de Souza foi escolhido pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para assumir o comando do Banco de Brasília (BRB), após a Justiça determinar o afastamento do presidente da instituição, Paulo Henrique Costa, e do diretor financeiro, Dario Oswaldo Garcia Júnior, na esteira da Operação Compliance Zero, deflagrada na última terça-feira (18).
Inicialmente, o governo do Distrito Federal havia optado por Celso Eloi, também ligado à Caixa, para a presidência. Entretanto, Ibaneis decidiu remanejá-lo para um cargo de direção e convidou Nelson Souza para ocupar a principal posição do banco. Segundo o governador, o executivo já confirmou que aceitará a nomeação e deve encaminhar ao Banco Central a documentação necessária para validação do processo.
Ibaneis afirmou que Nelson Souza foi sua primeira escolha para o comando do BRB em 2019, logo após ser eleito, mas que o bancário preferiu permanecer na Caixa naquele momento, chegando a presidir o Conselho de Administração do próprio BRB. “É um dos profissionais mais experientes do mercado financeiro e tem larga trajetória na gestão de instituições públicas. O BRB seguirá crescendo e se fortalecendo com essa nova gestão”, declarou o governador.
No mesmo dia, o BRB informou que contratará uma auditoria externa independente para revisar decisões internas e apurar pontos levantados pela investigação que motivou o afastamento da antiga cúpula. Em nota, o banco ressaltou seu compromisso com práticas rígidas de governança, transparência e prestação de informações ao mercado, afirmando que o Conselho de Administração acompanhará os desdobramentos e manterá acionistas e investidores informados.
A indicação de Nelson Souza ainda precisa ser aprovada pelo Banco Central e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Servidor de carreira da Caixa desde 1979, Nelson Souza presidiu a instituição em 2018, durante o governo Michel Temer (MDB). Antes disso, comandou o Banco do Nordeste e passou pelo Desenvolve SP – Banco do Empreendedor e pela Brasilcap. Até agora, ocupava a vice-presidência da Elo.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!