49% de aprovação no Datafolha

A aprovação ao trabalho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteve em 49%. A desaprovação também é praticamente equivalente, registrando 48%, de acordo com pesquisa Datafolha realizada entre 2 e 4 de dezembro.

Os números mostram estabilidade em relação ao levantamento de setembro, que apontava 48% de aprovação e 48% de desaprovação. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O cenário de equilíbrio surge em meio a definições na oposição. Horas antes da divulgação da pesquisa, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou ser o candidato do partido à Presidência da República em 2026.

Quando questionados especificamente sobre o governo, e não sobre a pessoa do presidente, os entrevistados deram respostas mais detalhadas. A gestão é avaliada como “ótima” ou “boa” por 32% da população.

Outros 30% a consideram “regular”. A soma dessas categorias (ótimo/bom/regular) chega a 62%. Já a avaliação negativa (“ruim” ou “péssima”) foi de 37%.

Comparação histórica

Em uma comparação com antecessores em momento similar de mandato, a aprovação positiva ao governo Lula (32% de ótimo/bom) supera a de Jair Bolsonaro. Em dezembro de 2021, após quase três anos, Bolsonaro tinha 22% de avaliação positiva.

Outros presidentes tiveram índices diversos: Michel Temer marcou 7% (2018), Dilma Rousseff 41% (2013) e Lula em seu segundo mandato alcançou 72% (2009).

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.