Menu

No 8 de janeiro, Lula faz ato por democracia: ‘Que a sociedade não se esqueça nunca’

“Temos de levar muito a sério o que aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023. Se esquecermos isso, acabamos perdendo o jogo”, afirmou Lula. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, nesta quinta-feira, 8 de janeiro, de uma cerimônia solene no Palácio do Planalto em memória dos atos antidemocráticos que, há exatos três […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Joédson Alves/Agência Brasil

“Temos de levar muito a sério o que aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023. Se esquecermos isso, acabamos perdendo o jogo”, afirmou Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, nesta quinta-feira, 8 de janeiro, de uma cerimônia solene no Palácio do Planalto em memória dos atos antidemocráticos que, há exatos três anos, resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. O ato, que vai reunir autoridades e representantes da sociedade civil, pode ter como momento central o anúncio do veto integral ao Projeto de Lei 2162/23, conhecido como “PL da Dosimetria”, que prevê a redução de penas para os condenados pela tentativa de golpe de Estado.

A cerimônia ocorre em um momento de intensa polarização política e às vésperas de um ano eleitoral, representando um posicionamento firme do governo em defesa da responsabilização pelos crimes contra a democracia.

O peso simbólico da data

O PL, aprovado pela Câmara e pelo Senado, altera as regras de dosimetria (cálculo de penas) e progressão de regime, o que resultaria na redução significativa das condenações dos envolvidos na trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e generais de seu governo.

Segundo análise da Agência Câmara, a aplicação da nova regra poderia, em um cenário, fazer com que Bolsonaro cumprisse 2 anos e 4 meses em regime fechado, em vez dos 27 anos e 3 meses. Vetar o projeto no dia 8 de janeiro carregaria um simbolismo potente: é uma forma de “lembrar para nunca mais se repetir”, conforme destacaram movimentos sociais que convocaram atos pela data.

Até agora, o Supremo Tribunal Federal (STF) já condenou 810 pessoas pelos atos de 2023, com outras 346 causas penais ainda pendentes.

Em novembro de 2025, a 1ª Turma do STF concluiu o julgamento do núcleo principal da trama, condenando sete réus por crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e dano qualificado.

Investigação revelou que a trama incluía um plano para assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Brasil x Estados Unidos

A cerimônia ocorre em um momento geopolítico sensível, dias após a intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela — ação que o próprio governo brasileiro classificou como “sequestro”. No entanto, um contraste ainda mais direto é traçado por analistas entre a resposta brasileira ao 8 de janeiro e a resposta americana ao ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Enquanto no Brasil as investigações trataram a invasão como uma conspiração com autores identificáveis, resultando em longas penas para seus líderes, o governo do presidente Donald Trump adotou um caminho oposto. Recentemente, a Casa Branca lançou um site oficial reescrevendo o ataque ao Capitólio como um “protesto pacífico” de “patriotas americanos” e celebrou os perdões concedidos a centenas de manifestantes. Nos EUA, o foco recaiu sobre os “soldados rasos” do evento, enquanto as elites políticas que incitaram a violência, na visão de analistas, não foram responsabilizadas.

, , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes